Itabiranos aguardam mais de 5 horas para retirar medicamentos na rede municipal; Prefeitura se posiciona

Um homem relatou ter visto idosos sem conseguir fazer uma refeição, e até mesmo, desfalecendo durante a longa espera

Itabiranos aguardam mais de 5 horas para retirar medicamentos na rede municipal; Prefeitura se posiciona
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
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A mudança temporária no local de distribuição dos remédios da rede municipal de saúde tem sido marcada por longas filas, muitos transtornos e grande espera em Itabira. As pessoas que agora se deslocam até a Casa da Cidadania, na região central, têm aguardado por mais de cinco horas para a entrega das receitas e retirada dos medicamentos necessários. 

Os atendimentos da Relação Municipal de Medicamentos (Remune), que antes ocorria no prédio da Farmácia Municipal, na Vila São Geraldo, foi transferido para a Casa da Cidadania para diminuir filas e “proporcionar mais conforto e melhoria na entrega dos remédios para todos os usuários”. No entanto, o cenário tem sido completamente diferente. Além das várias horas de espera na fila, ontem (21) – primeiro dia de atendimento do novo local -, populares também relataram problemas na distribuição de senhas e baixo número de profissionais para atender a grande demanda. 

Um motorista, que estava em horário de trabalho e não quis se identificar, explicou à reportagem da DeFato que já estava no local pela quarta vez aguardando ser chamado. Era quase 15h quando o homem (que chegou pela primeira vez às 9h e retornou às 10h, 12h, e 14h30) relatou ter visto idosos aguardando por horas na fila, sem conseguir fazer uma refeição, e até mesmo, desfalecendo durante a longa espera. 

Uma outra mulher (que também optou por não informar o nome) disse que houve problemas na distribuição das senhas. De acordo com seu relato, as senhas estavam seguindo a sequência de 1 a 50 e conforme elas se esgotavam, as atendentes distribuíam os números novamente e voltavam a ordem sequencial – o que gerou confusão no atendimento e fez com que pessoas que haviam saído do local, tivessem que buscar novas senhas. 

Ainda segundo a denunciante, durante quase 3h que ela estava na Casa da Cidadania, somente quatro pessoas haviam sido atendidas. Além do homem e da mulher, outros itabiranos relataram que o problema acontecia desde o início da manhã, com pessoas esperando desde às 7h. Nesta terça-feira (22), a DeFato esteve novamente no local e voltou a verificar longas filas. 

Saiba mais

Recentemente, no início de setembro, foi implementada a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). Com isso, os medicamentos que antes eram fornecidos pela Gerência Regional de Saúde (GRS), passaram a ser entregues na Farmácia Municipal do município, aumentando a demanda de forma considerável. 

EM TEMPO: Os medicamentos fornecidos pelo Estado de Minas continuam sendo entregues na Farmácia Municipal, na Vila São Geraldo. 

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

O que diz a Prefeitura?

“O número de usuários atendidos hoje na Casa da Cidadania é o mesmo que sempre atendemos rotineiramente na Farmácia Central. Hoje foi o primeiro dia desse novo fluxo e os servidores e usuários ainda estão no período de adaptação. Durante essa semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai avaliar a nova forma de atendimento e realizar as adequações, caso seja necessário, para garantir mais conforto e segurança aos usuários e servidores”, informou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira.