Tiro amigo? Trump promete taxar produtos do México e Canadá no primeiro dia do seu governo

Segundo Trump, a medida vai permanecer em vigor até que esses países adotem medidas mais rigorosas no combate ao tráfico de drogas

Tiro amigo? Trump promete taxar produtos do México e Canadá no primeiro dia do seu governo
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Donald Trump promete taxar produtos oriundos do México e do Canadá em 25% e os da China em 10% no primeiro dia do seu mandato, cuja posse acontece no dia 20 de janeiro.

A informação foi feita na rede social Truth Social, nesta segunda-feira (25).

Segundo Trump, a medida vai permanecer em vigor até que esses países adotem medidas mais rigorosas no combate ao tráfico de drogas, em especial o fentanil, que tem provocado a morte de milhares de pessoas por ano nos EUA. Trump também cobra desses países a retenção de imigrantes ilegais.

O presidente eleito prometeu, durante sua campanha à Casa Branca, adotar medidas de forma a conter a entrada de imigrantes ilegais, além de fazer uma deportação em massa de todos os que estiverem irregulares no país.

“Em 20 de janeiro, como uma das minhas primeiras ordens executivas, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre todos os produtos que entrarem nos Estados Unidos e suas absurdas fronteiras abertas”.

Representantes norte-americanos e chineses voltaram a se reunir para conversas no intuito de frear a produção de ingredientes utilizados na droga fentanil e, simultaneamente, restaurar seus abalados canais de comunicação.

O opióide sintético é várias vezes mais potente que a heroína e causou uma dependência nos Estados Unidos, provocando mais de 100 mil mortes anuais por overdose e se tornou a principal causa da morte de pessoas com idade entre 18 e 49 anos, conforme autoridades locais.

Segundo Trump, a China não cumpriu as promessas para o combate ao tráfico do fentanil, como a pena de morte para os traficantes.

“As drogas estão chegando aos EUA principalmente através do México, em níveis nunca vistos. Até que parem, cobraremos um adicional da China de 10%, acima de quaisquer tarifas adicionais sobre todos os seus muito produtos que entram nos EUA”, disse na rede social.

Em outras declarações na rede Truth Social, Trump já havia manifestado sua pretensão de reverter o cenário no qual a China seria a nação mais favorecida no comércio e prometeu, à época, impor tarifas superiores a 60% sobre as importações chinesas.

* Fonte: Exame