Unifei Itabira promove Jornada de Saúde e Segurança para unir a comunidade acadêmica com a cidade
O curso de Engenharia de Saúde e Segurança, ofertado pela Unifei – Itabira é o único em todo o Brasil
A Jornada de Saúde e Segurança teve início na última quarta-feira (27). A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira está recebendo alunos do ensino médio e professores das escolas públicas do município para participarem de oficinas, palestras e dinâmicas relacionadas ao curso de Engenharia de Saúde e Segurança. O evento, que foi organizado pelo Centro Acadêmico em parceria com a professora Luciana Gomides, tem como objetivo destacar a graduação e aproximar a comunidade acadêmica dos jovens itabiranos.
Sobre o evento
Nos dias 27 e 28 de novembro, ao longo de todo o dia, a Unifei Itabira abre suas portas para estudantes do ensino médio das escolas locais. Nesse período, os laboratórios de higiene ocupacional, fisiologia, análise e gestão de riscos e incêndio estão sendo utilizados em dinâmicas interativas relacionadas às disciplinas específicas do curso. Para isso, todas as atividades foram planejadas e desenvolvidas pelos alunos da universidade. Além disso, as oficinas e palestras previstas no cronograma estão sendo ministradas pelos próprios discentes do curso de Engenharia de Saúde e Segurança.
Já nesta quinta-feira (28), as atividades têm início às 9h30, com uma roda de conversa que aborda o tema “A Engenharia de Saúde e Segurança nas diversas Áreas”. Durante o encontro, professores da Unifei explicam como os conteúdos do curso são aplicados e qual é a atuação do Engenheiro de Saúde e Segurança no mercado. Posteriormente, às 13h, será realizado um minicurso de primeiros socorros em parceria com o Corpo de Bombeiros, ampliando as oportunidades de aprendizado prático.
Unifei e a comunidade itabirana
Leonardo Reis, professor das disciplinas de higiene ocupacional e de saúde e segurança ambiental na Unifei, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para fortalecer a conexão entre a universidade e a população de Itabira. Segundo ele, estas ações são fundamentais para divulgar o curso e torná-lo mais conhecido.
“É muito importante, para o próprio curso, que é um curso novo e que só existe aqui na Unifei de Itabira. E também divulgar para as pessoas da cidade, que existe essa graduação. Geralmente a segurança do trabalho é em nível de especialização e aqui, temos um curso específico”, explica.
Maicon Alvarenga, professor de geografia da Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca, no bairro Chapada, destacou o impacto positivo das ações organizadas pela Unifei, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade. Ele observou que os alunos demonstraram interesse em cursar engenharia e espera que, no futuro, muitos deles ingressem na universidade.
“As dinâmicas foram muito boas, trazendo aprendizado tanto para os alunos quanto para nós, professores. Eles gostaram bastante e demonstraram muito interesse em cursar essa graduação futuramente”, ressalta.
Enquanto isso, Sara Livia, aluna do primeiro ano do ensino médio da mesma escola, afirmou que ficou encantada com o curso e as oportunidades apresentadas pela Unifei.
“É uma das minhas opções para o futuro. Eu não sabia dessa possibilidade de curso, eu nem sabia que tinha essa matéria, mas agora conhecendo eu gostei bastante e é uma possibilidade vir estudar daqui a uns anos” comenta.
Idealização
A ideia de realizar o projeto partiu dos membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Saúde e Segurança (CAESS). A primeira edição, realizada no ano passado, foi restrita aos alunos da universidade. Neste ano, no entanto, a professora Luciana Gomides, coordenadora do laboratório de engenharia de segurança contra incêndio e desastres, decidiu se unir ao Centro Acadêmico para organizar um evento aberto ao público, convidando estudantes das escolas locais.
“A ideia é mostrar à comunidade o que é a profissão, o curso e a Unifei, além de despertar o interesse dos alunos para que considerem essa opção no vestibular”, explica Luciana.
Além disso, a professora enfatizou a importância de envolver os estudantes universitários em atividades práticas fora da sala de aula, fortalecendo sua formação profissional e desenvolvendo habilidades complementares.
“Essas oportunidades de desenvolver eventos e projetos de extensão são onde temos uma produção intensa de conhecimento. A motivação principal do evento é, claro, atrair a comunidade, mas também engajar os alunos na construção do curso, criando uma identidade dentro da universidade”, complementa.
Para a presidente do CAESS, Thalita Victoria, desenvolver a Jornada de Saúde e Segurança “traz um senso de pertencimento”, ao permitir que os jovens itabiranos conheçam a universidade. Além disso, a iniciativa busca prepará-los para ocupar esse espaço e aproveitar as oportunidades de uma educação gratuita e de qualidade.
“Tem muitos estudantes de escolas públicas que não sabem que a Unifei é pra todos. Eles acham que é uma faculdade particular, que tem que pagar. Então trazendo eles aqui pra dentro, conseguimos mostrar que a Unifei você consegue entrar pelo ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]”, acrescenta Thalita.
Dia do Engenheiro de Saúde e Segurança
Na última terça-feira (27), foi celebrado o Dia do Engenheiro de Saúde e Segurança. Para Lethicia de Jesus, aluna da Unifei e uma das organizadoras do evento, a realização da Jornada nessa data foi estratégica e simboliza a valorização da graduação dos profissionais.
“Para nós, era muito importante que isso acontecesse nesse dia, para mostrarmos às pessoas a importância da saúde e da segurança”, conclui.