Câmara de Itabirito destaca as principais realizações do Legislativo em 2024
Ao todo, a Casa Legislativa realizou 59 reuniões, entre ordinárias e extraordinárias
Na última reunião ordinária de 2024, realizada nesta segunda-feira (16/12), a Câmara Municipal de Itabirito apresentou os números que refletem o trabalho realizado ao longo do ano. Foram 199 Projetos de Lei (PLs) protocolados, 1.713 indicações, 484 requerimentos, 21 projetos de resoluções, cinco vetos e 151 leis sancionadas, demonstrando o compromisso dos parlamentares com as demandas da população.
Ao todo, a Casa Legislativa realizou 59 reuniões, entre ordinárias e extraordinárias. Foram realizadas, ainda, diversas sessões solenes ao longo do período, destacando-se a entrega da Moção de Mérito Comunitário, que reconhece cidadãos por suas contribuições relevantes à comunidade, a Moção “Mulheres Nota Mil”, em homenagem a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, e a moção de Bons Serviços, concedida a cinco servidores que desempenham com dedicação a função de gari na cidade. Além disso, ocorreram a tradicional solenidade de 7 de Setembro, celebrando a independência do Brasil, e a Sessão Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que ressalta a importância da valorização da cultura e história da população negra na construção da sociedade.
O presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), aproveitou a ocasião para agradecer aos servidores da Câmara, incluindo assessores e outros profissionais citados nominalmente, além de reconhecer o papel dos vereadores e das pessoas que regularmente acompanham as reuniões no Plenário.
Também foi apresentado pelo presidente da Casa um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do mandato, destacando avanços em gestão, segurança e atendimento à população.
Entre as iniciativas, o presidente celebrou a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta desenvolvida pela Interlegis, programa vinculado ao Senado Federal, com o objetivo de informatizar e modernizar a produção legislativa das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, sem custos financeiros.
A segurança também foi uma prioridade. Pastor Anderson destacou a instalação de detectores de metais nas entradas da Câmara, uma medida implementada para garantir a segurança de todos os visitantes e servidores. Além disso, o presidente anunciou que, em breve, dois seguranças armados passarão a atuar no local durante o horário administrativo e nos dias de reuniões ordinárias e extraordinárias.
Outro ponto de destaque foi o êxito do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Francisco Alves de Souza, que bateu recorde na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), facilitando o acesso da população itabiritense a este importante documento.
Encerrando seu pronunciamento, o presidente fez questão de destacar a convivência entre os vereadores, enfatizando a importância do respeito mesmo diante das diferenças. “O que prevalece é o respeito. Cada um tem seu jeito; cada ser humano tem sua forma de agir. Termino esse mandato de cabeça erguida, sem dever nada”, afirmou.
Pastor Anderson também deixou uma mensagem aos vereadores que estão de saída e aos que estão chegando. “Desejo boa sorte aos vereadores que estão chegando, que sejam bem-vindos, e aos vereadores que estão indo, com uma bagagem cheia de experiências, como o Arnaldo, o Paulo e o Nego Liso, que voltem mais fortes”, concluiu.
Vereadores elogiam condução do presidente Pastor Anderson na Câmara
Alguns vereadores expressaram publicamente suas impressões sobre a presidência do Pastor Anderson, destacando sua liderança e a forma como conduziu os trabalhos legislativos.
O vereador Léo do Social (PSDB) fez um discurso reconhecendo a surpresa positiva que teve com a gestão do presidente: “Você foi um presidente que muito me surpreendeu. Nós vivemos em uma sociedade com muitos preconceitos e já tivemos oportunidade de conversar sobre isso. Ao contrário do que eu imaginava, você trouxe acolhimento, liberdade de expressão e a possibilidade de discutir as pautas de maneira igualitária. Eu te peço desculpa pelos meus julgamentos, mas a melhor forma de crescer é reconhecer, para que possamos evoluir. Foi uma honra muito grande ser seu vice-presidente. Quando conduzi esta Casa sendo presidente durante seu processo, eu não fiz nada além da minha obrigação. Era algo injusto, ao meu ver até desonesto, e eu não seria incoerente com o que eu acredito. Todo vereador que tem um mandato legítimo, eleito, precisa ter a chance de concluir, porque ele foi escolhido pelo povo, e democracia é isso”, afirmou.
O vereador Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) também expressou seu agradecimento, mencionando a confiança que o presidente depositou nele ao convidá-lo para o cargo de secretário: “Quando o pastor me chamou para ser secretário, eu não podia dizer não a uma pessoa que, por tantas vezes, me disse sim. Agradeço ao Pastor pela confiança, ao Léo, por compormos a Mesa, e a todos os vereadores”, disse, reforçando a união e o trabalho conjunto.
Já o vereador Márcio Oliveira Juninho (Cidadania) parabenizou Pastor Anderson pela condução da Câmara ao longo do ano: “Parabéns por sua condução na Câmara neste ano. Fica aqui o meu muito obrigado a todos os vereadores, todos os funcionários da Casa, amigos.”
Por fim, o vereador Igor Nego Liso (Solidariedade) também fez questão de elogiar a gestão do presidente: “Parabéns por sua condução neste mandato e toda sua Mesa Diretora. Muito obrigado”, concluiu.
Os vereadores destacaram, assim, a boa convivência e o trabalho em conjunto durante a gestão do presidente Pastor Anderson, que recebeu elogios pela maneira como conduziu os trabalhos da Câmara Municipal.