Quatro pessoas ficam feridas após explosão em obra em avenida de BH
Todas as vítimas são operários que trabalhavam na manutenção da rede pluvial
Ao menos três pessoas ficaram gravemente feridas após uma explosão em uma obra na avenida Álvares Cabral, na esquina com a rua Espírito Santo, no bairro Lourdes, na tarde desta quarta-feira (8). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a explosão teria acontecido em uma obra de manutenção da rede pluvial da Prefeitura de Belo Horizonte.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, são quatro vítimas da explosão na obra da avenida Álvares Cabral. Todas as vítimas são operários que trabalhavam na manutenção da rede pluvial e, em dado momento, acertaram a rede elétrica subterrânea.
O sargento Miranada, do Corpo de Bombeiros, informou que os operários acertaram um cabo de alta tensão, o que gerou um curto-circuito. “Acertaram com o martelete o cabeamento de alta tensão que é subterrâneo, porém é raso. Fecharam um curto muito forte, pela tensão alta do cabeamento que passava. Então na verdade não foi uma explosão, foi um grande estouro. Deu um ‘clarão’ e gerou a chama também, que eles acabaram sendo queimados, os quatro foram queimados simultaneamente”, esclareceu o militar.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda que uma vítima com quadro mais grave foi entubada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também atendeu outros dois operários que ficaram feridos com queimaduras no corpo. A quarta vítima foi socorrida por um motorista que passava no local.
Todos os operários feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que “lamenta o acidente”. Leia abaixo a nota completa da PBH:
“A Prefeitura de Belo Horizonte lamenta o acidente e informa que as vítimas foram atendidas e encaminhas para unidades de saúde. Quatro operários, que prestavam serviço para a PBH através da empresa Mauma Engenharia, estavam executando serviços na rede de drenagem do local, quando o equipamento que usavam atingiu um cabo elétrico subterrâneo.
Estava sendo feita a interligação de duas bocas de lobo no local para melhorar a vazão da água da chuvas e mitigar alagamentos. A obra é uma intervenção de rotina de pequeno porte, que começou hoje e tinha previsão de ser concluída amanhã”.
Em nota distribuída à imprensa, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) informou que não possuí obras no local e que também não foi detectado vazamentos de gás após o acidente. Confira a nota na íntegra:
“Sobre informações veiculadas a respeito de uma explosão na avenida Álvares Cabral na esquina com a rua Espírito Santo, na área central de Belo Horizonte, cumpre esclarecer que a Companhia de Gás de Minas Gerais [Gasmig] não possui nenhuma obra no local informado.
De acordo com a apuração da equipe técnica da Companhia, que esteve no local após o acidente, não houve vazamento de gás ou possíveis danos à estrutura do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN).
A Gasmig reforça sua preocupação constante com a segurança de todos, mantendo informações em seu site institucional sobre o programa ‘Escave com Segurança’, além de um canal 24 horas (ligue 117) em caso de emergência”.