Milei está convidado para a posse de Trump: Lula, não!

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que aceitou o convite de Trump, com quem mantém boa relação, e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do seu passaporte

Milei está convidado para a posse de Trump: Lula, não!
Foto: Reprodução/Youtube/El Peluca Milei

A cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, que, tradicionalmente não conta com a presença de nenhum líder estrangeiro, desta feita terá convidados de líderes de direita, em especial presidentes sul-americanos, como Javier Milei, da Argentina, Nayib Buquele, de El Salvador e Daniel Oboa, do Equador, além da primeira-ministra italiana, Georgia Meloni.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, não foi convidado, mas será representado por Maris Luiza Voitti, embaixadora brasileira em Washington, conforme informação da chancelaria em Brasília, assim como demais países, que se farão representar por seus embaixadores.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que aceitou o convite de Trump, com quem mantém boa relação, e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do seu passaporte, retido desde fevereiro de 2024, apreendido pela Polícia Federal (PF) em face da operação que investiga uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O ministro do STF, Alexandre De Moraes, exige que Bolsonaro comprove à Corte que foi de fato convidado.

Bolsonaro e sua defesa argumentam que o convite foi feito por intermédio de um e-mail enviado a Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Moraes questiona a origem da mensagem eletrônica, uma vez que o endereço do e-mail fornecido à Corte é “[email protected]”, e sem horário ou programação de referência do evento a ser realizado.

O advogado Celso Vilard ainda tenta resolver o impasse. 

* Fonte: Revista Exame