Prefeitura de Ipatinga irá contratar Assistentes Sociais em caráter de urgência

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, no segundo andar da Prefeitura de Ipatinga, nesta quinta-feira

Prefeitura de Ipatinga irá contratar Assistentes Sociais em caráter de urgência
Foto: Prefeitura de Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga abre nesta quinta-feira (16) um processo seletivo para a contratação de servidores no cargo de Assistente Social em caráter temporário e emergencial. São 15 vagas e a convocação dos candidatos é feita com base nos termos do Decreto nº 11.413, de 12 de janeiro de 2025, que declara situação de emergência, e do Decreto nº 11.416, de 14 de janeiro de 2025, que declara estado de calamidade pública no município. 

As contratações atendem à necessidade de excepcional interesse público, com a finalidade de reforçar as ações de resposta aos problemas enfrentados pela cidade com as últimas chuvas. De acordo com o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ipatinga, primeiramente serão convocados os candidatos classificados no Chamamento Público do edital 02/2024 para o emprego de Assistente Social, seguindo a ordem de classificação. O prazo do contrato de trabalho é de três meses.

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, no segundo andar da Prefeitura de Ipatinga, nesta quinta-feira, com toda documentação. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Os documentos necessários são: original e fotocópia da certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso, devidamente averbada); CPF próprio; RG; identidade profissional; PIS/PASEP; diploma de graduação em Serviço Social; comprovante de regularidade no e-Social; certidão de quitação com a Justiça Eleitoral; certificado de reservista (sexo masculino); comprovante de residência atualizado e abertura de conta no banco Santander; certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos de idade; cópia da caderneta de vacinação dos filhos menores de seis anos de idade; laudo médico de exame de saúde ocupacional e RG e CPF dos dependentes. 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Flávio Miranda, o trabalho dos assistentes sociais nas situações de emergência, desastres e calamidades públicas é essencial. Em muitos casos, eles atuam em cenários pós-impactos. “Neste contexto de crise, que não é só sanitária, mas social, econômica, ambiental e política, grande parte da categoria de assistentes sociais está sendo convocada para atuar na chamada linha de frente, para atender às camadas sociais mais expostas à situação de calamidade”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário de Assistência Social, os profissionais vão auxiliar no desenvolvimento de inúmeras atividades, como atuar nos locais de abrigos temporários, atender no cadastro das famílias, conversar com a população atingida, fazer encaminhamentos das pessoas para atendimento médico e psicológico, entre outras tarefas.