Hit da Billboard: saiba como álbum de Bad Bunny se tornou sucesso mundial
O álbum subiu para as paradas da Billboard Global 200, destacando a cultural latino-americana
Bad Bunny, foi consagrado como um dos maiores nomes do reggaeton. Desta vez, o rapper porto-riquenho alcançou novamente o topo do Billboard 200, com seu novo álbum, ‘Debí Tirar Más Fotos’, lançado no último dia 5 de janeiro. O disco ultrapassou a cantora Taylor Swift, que ocupava a liderança com o vinil Lover (Live From Paris).
O lançamento fora do ciclo tradicional — em um domingo — não impediu que Bad Bunny dominasse as paradas. Com apenas cinco dias de rastreamento, o álbum conquistou números notáveis e enfatizou o sucesso global do artista. Segundo a Billboard, Taylor Swift vendeu 161 mil cópias físicas de seu vinil, mas Bad Bunny manteve a dianteira, consolidando sua presença entre os maiores nomes da música contemporânea.
Um álbum com raízes culturais profundas
‘Debí Tirar Más Fotos’, além de ser um sucesso de vendas; é uma obra que carrega a identidade cultural de Porto Rico. Para criar o projeto, Bad Bunny contou com a colaboração de um historiador, que ajudou a construir uma narrativa que conecta ainda mais o artista ao seu público.
O disco mistura uma diversidade de estilos musicais, como reggaeton e salsa. Além disso, aspectos marcantes da história de Porto Rico, que incluem períodos de colonização, conflitos bélicos, processos de americanização e intensas disputas políticas estão presentes no álbum.
Conquista de espaço no Brasil
Embora seja um fenômeno global e amplamente celebrado na América Latina, Bad Bunny ainda encontra barreiras para conquistar espaço na cultura brasileira. A resistência ao reggaeton no país, está enraizada em um longo histórico de desconhecimento e preconceito cultural, de acordo com Dermeval Neves, fundador da página Reggaeton Brasil, em entrevista ao canal Metrópoles.
Com o lançamento de Debí Tirar Más Fotos, Bad Bunny se beneficiou desse cenário em transformação. Segundo o Spotify, o álbum atingiu a 14ª posição entre os discos mais ouvidos no Brasil na semana de 16 de janeiro, uma ascensão impressionante de 169 posições desde seu lançamento.
Bad Bunny já anunciou que sua próxima turnê global terá o Brasil como um dos destinos, o que promete fortalecer ainda mais sua conexão com o público local.