“A cocaína não é pior do que uísque”, garante o presidente da Colômbia

“A cocaína só é ilegal porque é feita na América Latina”, completou o chefe do Executivo do país andino

“A cocaína não é pior do que uísque”, garante o presidente da Colômbia

Nesta quarta-feira (5), o presidente Gustavo Petro conduziu uma tensa reunião ministerial na “Casa de Nariño”, a sede do governo colombiano, em Bogotá.  

O encontro, que durou mais de cinco horas, foi tenso. O governo do país andino entrou em grave crise depois do evento. Pela primeira vez, os assuntos discutidos foram transmitidos, ao vivo, pelos canais oficiais.  

Na oportunidade, Petro repreendeu duramente alguns ministros por falta de resultados em projetos estratégicos. A atitude do governante provocou constrangimentos e teve consequências. A vice-presidente Francia Márquez e a ministra do Meio Ambiente, Suzana Muhamad, confrontaram o presidente. Dois funcionários do primeiro escalão pediram demissão.  

Alguns assessores se sentiram desconfortáveis com a presença de Armando Benedetti, um aliado próximo do mandatário. Benedetti está sendo investigado por suspeita de irregularidades na campanha eleitoral e enfrenta também uma acusação de violência de gênero. Muhamad, visivelmente emocionada, desabafou: “como feminista e como mulher, não posso me sentar à mesa com Armando Benedetti”.   Milhares de pessoas acompanharam a “lavagem de roupa suja” pela TV e redes sociais. 

O instante mais polêmico da reunião ministerial, porém, teve como protagonista o presidente.  Ao comentar o fato de que a produção da coca (o ingrediente básico da cocaína) aumentou muito durante a sua gestão, Gustavo Petro tentou minimizar e observou: “ a cocaína não é pior do que uísque, só é ilegal porque é feita na América Latina”.

A Colômbia é o maior exportador de cocaína do mundo

Segundo levantamento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a nação sul-americana produziu 2.6 mil toneladas de cocaína em 2023. Esse valor significa um acréscimo de 53% em relação ao ano anterior. A área de plantio da Colômbia ocupa de 253 mil hectares. 

“A coca continua concentrada nas zonas onde a produtividade é maior em suas três fases: cultivo, extração e transformação, fazendo com que um hectare de coca produza hoje até duas vezes a quantidade de cocaína que se produzia há dois anos”, esclareceu Candice Welsch, diretora regional da UNODC. 

 Pablo Escobar Gaviria, fundador e   chefe do Cartel de Medellín, aterrorizou a Colômbia na década de 1980. Escobar, dono de uma fortuna avaliada em US$ 7 bilhões, apareceu no tradicional ranking da revista Forbes como um dos maiores bilionários do planeta, até 1993. O narcotraficante foi morto pela polícia colombiana em   2 de dezembro de 1993, na cidade de Medellín.