Entenda o impacto da Variância no Poker
O conceito é conhecido e explorado por jogadores mais experientes, tendo grande importância no jogo
O que é variância no poker? O conceito é conhecido e explorado por jogadores mais experientes, tendo grande importância para o jogo. Assim, quem quer se aprofundar e entender a fundo o que o poker oferece deve saber como a variância impacta suas estratégias, principalmente a curto prazo.
Variância: um fenômeno presente em qualquer mesa de poker
Apesar de não ser um jogo de “azar”, há uma certa aleatoriedade presente nas mesas de poker. Afinal, o crupiê embaralha as cartas e as distribui de modo que nem ele, nem nenhum dos jogadores possa escolher ou influenciar a “mão” recebida.
Como resultado, mesmo usando estratégias variadas, ainda há uma influência considerável de quais cartas cada jogador recebeu. O mesmo vale para quais decisões os outros jogadores vão tomar.
Tudo isso gera diversas variáveis que estão fora do controle dos jogadores. Consequentemente, resultados inesperados surgem, fugindo da média ou do esperado. É justamente nisso que a variância no poker se baseia: resultados que desviam do padrão.
Em outras palavras, mesmo os jogadores mais experientes e com estilos consolidados ainda terão momentos de perdas. Por outro lado, sequências inesperadas de vitórias ou retornos além do esperado também podem surgir.
A variância no longo prazo
Ao analisar anos de resultados, estatísticas e dados vindos de jogadores do cenário competitivo, é notável o padrão conseguido por quem está no topo. Basta usar gráficos durante a avaliação: quanto maior o período analisado, menores costumam ser as flutuações.
Entretanto, ao focar sua análise em conjuntos menores de resultados, ficará claro como a variância é presente. Inclusive, jogadores com décadas de resultados podem até passar por períodos consideráveis de resultados que fogem do comum, com várias derrotas seguidas entre milhares de jogadas.
Todavia, quanto mais tempo se passa e jogadas são feitas, mais a variância perde seu impacto. Claro, desde que o próprio jogador tenha uma constância no estilo e estratégias, além de jogar por um número considerável de vezes.
Como a variância afeta as decisões do jogador?
A longo prazo, a variância realmente pode ter menos impacto nos resultados dos melhores jogadores. Entretanto, ela não pode ser desconsiderada, já que exige adaptação e versatilidade por parte de quem está na mesa.
O principal impacto está na mentalidade e percepção que se tem do jogo. Após uma sequência mais prolongada de derrotas, os chamados “downswings”, muitos jogadores se frustram e mudam totalmente suas estratégias.
Claro, alguns entusiastas se preparam e aplicam diferentes táticas conforme cada situação ou oponente. Todavia, o mais comum é justamente passar a jogar sem muita lógica, deixando de lado qualquer planejamento.
Nesse ponto, o jogador entra em “tilt”, termo utilizado para definir justamente esses momentos em que a gestão emocional falha.
O oposto também não é incomum: após uma sequência de vitórias fora do comum, o jogador passa a superestimar suas capacidades. Estas fases são chamadas de “upswings” e podem preceder “downswings”, se mal geridas.
Estratégias para lidar com a variância no poker
Há diferentes formas de gerir a variância no poker, com os jogadores seguindo técnicas que mais se encaixem em seus estilos. Nesse sentido, a gestão emocional é a base de grande parte das estratégias. Se ater ao que você planejou e calculou é um fator vital para resultados estáveis a médio e longo prazo.
Escolher uma boa plataforma é outra recomendação para não sofrer repetidamente com a variância. O GGPoker Brasil, por exemplo, é uma das plataformas mais intuitivas disponíveis no país, sendo considerado um site seguro para jogar poker.
Ao formular uma estratégia para manter a variância no poker sob controle, também é preciso considerar a banca, ou bankroll. É preciso ter um controle rigoroso sobre os recursos disponíveis, evitando, por exemplo, um “all-in” simplesmente por conta da frustração dos resultados passados.
Outros fenômenos e fatores importantes no poker
Vários outros conceitos devem ser conhecidos por quem deseja aprofundar seu perfil como jogador. Por exemplo, o já citado “tilt”, momento em que alguém passa a decidir suas jogadas mais com base nas emoções do que em estratégias.
Para ter uma noção completa desses fenômenos que compõem o jogo, é interessante aprender poker grátis na prática. Jogando, é possível notar como jogadores reagem de formas diferentes para cada mão, cartas na mesa, etc.
Tendo responsabilidade e uma visão lógica do jogo, a variância e outros fatores podem ter um impacto muito menor nas jogadas. Somado a isso, é preciso ter responsabilidade, respeitando as regras das plataformas e seus próprios limites pessoais.