Uma tortura mental! Porque recebemos ligações que ficam mudas? Saiba as causas desse incômodo

Em muitos casos, esse comportamento está relacionado a questões tecnológicas, marketings e até tentativa de fraudes

Uma tortura mental! Porque recebemos ligações que ficam mudas? Saiba as causas desse incômodo
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Provavelmente você já recebeu, e recebe, chamadas misteriosas que ficam mudas após o atendimento.

Infelizmente, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina e pode gerar desconforto e desconfiança.

Em muitos casos, esse comportamento está relacionado a questões tecnológicas, marketings e até tentativa de fraudes.

Uma das razões mais frequentes está associada aos ‘robôs de discagem automática’, utilizados pelas empresas de telemarketing, que fazem ligações massivas, e quando há a recepção da chamada, o robô pode não ter completado a conexão com o atendente humano, resultando numa chamada muda.

Outra possibilidade está relacionada à sobrecarga nas centrais de atendimento, quando as call center da empresa estão ocupadas demais para responder às chamadas e o sistema desconecta a ligação sem oferecer a opção de deixar uma mensagem ou retornar a chamada, com a linha ficando em silêncio por alguns segundos até desligar automaticamente.

Porém todo o cuidado é pouco, pois nem todas as ligações mudas são inofensivas ou resultam de erro do sistema. Existem os casos de chamadas mudas que são utilizadas por golpistas, que tentam testar se o número é válido.

Essas tentativas são parte de fraudes como o “pishing” (pescaria de informações) ou outros golpes de telefonia, em que o criminoso tenta reunir informações pessoais ou acessar a conta bancária. 

A chamada muda significa a verificação da disponibilidade do número, e se você atender, o golpista vai tentar enganá-lo mais tarde, ligando novamente com uma proposta falsa.

É essencial tomar precauções, evitando retornar ligações de números desconhecidos, especialmente se você não ouviu nada ao atender. Mantenha seu número registrado em listas de bloqueio e chamadas indesejadas, como as oferecidas por diversas operadoras e aplicativos especializados.

* Fonte: Olhar Digital