Met Gala 2025 exalta o estilo negro e arrecada valor histórico para o museu
Com o tema “Impecável: Costurando o Estilo Negro”, o evento celebrou o dandismo e a elegância como formas de resistência e afirmação identitária

A primeira segunda-feira de maio é marcada pelo evento beneficente do Metropolitan Museum of Art de Nova York, o Met Gala. Conhecida como o “Oscar da moda”, a cerimônia pretende financiar o museu e o Costume Institute, ala destinada à história da moda. O tema desse ano foi “Impecável: Costurando o Estilo Negro” e reuniu celebridades, artistas e empresários do mundo inteiro vestidos com o dress code “Sob Medida para Você”.
A proposta da curadoria foi celebrar a sofisticação e força do estilo negro referenciando o dandismo, movimento de homens pretos que, em contextos de racismo e exclusão, usavam roupas sob medida, tecidos nobres e estilo refinado como afirmação de poder e dignidade.
A exposição explora como a moda negra tem sido usada ao longo da história como ferramenta de reconstrução de identidade e ruptura de estigmas. A mostra está organizada em doze características do dandismo que ajudam a contar essa trajetória por meio de roupas, acessórios e referências culturais que vão desde o século XIX até os dias atuais.
Além do impacto cultural, o Met Gala 2025 também bateu recorde de arrecadação, com mais de 31 milhões de dólares destinados ao museu, o maior valor já obtido em uma única edição do evento. Nenhuma personalidade brasileira marcou presença no tapete azul do evento esse ano.