Leão XIV: Entenda a origem do nome escolhido pelo novo papa

Estadunidense com trajetória missionária na América Latina; pontífice resgata legado de paz e doutrina de São Leão Magno

Leão XIV: Entenda a origem do nome escolhido pelo novo papa
Imagem: Reprodução/VaticanNews

Leão XIV é o 267º líder da Igreja Católica e inicia seu pontificado retomando um nome que sinaliza equilíbrio entre tradição e compromisso com o presente. Após mais de um século sem um pontífice chamado Leão, o novo papa opta por uma referência direta a uma linhagem marcada por liderança doutrinária e sensibilidade diplomática. 

Nascido nos Estados Unidos, Robert Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru nos anos 1980. Sua trajetória na América Latina lhe conferiu fluência em espanhol e um olhar pastoral atento às realidades do sul global. Antes de sua eleição, ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, onde teve papel estratégico na escolha de líderes da Igreja ao redor do mundo.

O primeiro a adotar o nome Leão foi São Leão Magno, papa entre os anos 440 e 461. Natural da Toscana, Itália, Leão I ficou conhecido por sua atuação decisiva diante de crises históricas, como a negociação que impediu Átila, rei dos hunos, de invadir Roma. Também teve papel fundamental na formulação da doutrina cristológica durante o Concílio de Calcedônia em 451 como resposta a controvérsias teológicas enfrentadas.

O último papa a usar o nome, Leão XIII, foi em 1878 e ficou conhecido por abrir pontes entre tradição e modernidade. Em 1891, publicou a encíclica Rerum Novarum, que lançou os princípios da Doutrina Social da Igreja e defendeu o direito ao trabalho digno, a um salário justo e à organização sindical, estabelecendo as bases morais para a atuação da Igreja em temas sociais.

A tradição de escolher um nome papal é considerado uma mensagem sobre o pontificado que se inicia. Ao optar por “Leão”, Prevost homenageia uma linhagem de pontífices que equilibraram autoridade e diálogo e afirma um compromisso com a defesa da fé católica. Em seu primeiro discurso, Leão XIV pediu uma “paz desarmada” e convocou os fiéis a “construir pontes”.