Bruna Viola foi a primeira atração feminina principal do 22º Aniversário do Museu do Tropeiro; confira as fotos

Festival da Cultura Tropeira celebra tradição, valoriza as mulheres da música sertaneja e movimenta a região com recorde de cavaleiros

Bruna Viola foi a primeira atração feminina principal do 22º Aniversário do Museu do Tropeiro; confira as fotos
Foto: Giovanna Victoria/DeFato

O primeiro dia de comemoração pelos 22 anos do Museu do Tropeiro, em Ipoema, e pela 4ª edição do Festival da Cultura Tropeira foi marcado por uma noite histórica no último sábado (10). Pela primeira vez, uma mulher subiu ao palco como headliner das festividades: a cantora Bruna Viola, uma das vozes mais promissoras da nova geração da música caipira.

O show aconteceu no Campo do Aliança e encantou o público ao trazer a autenticidade da viola e a força das raízes sertanejas, com uma performance que celebrou tanto o passado quanto o presente da cultura tropeira. “Eu estou sendo a primeira mulher a me apresentar nesse evento, então só tenho que agradecer toda a honra e a confiança no meu trabalho. É uma alegria estar aqui, fazendo parte dessa festa, viu? Espero que seja a primeira de muitas. Beijo na violeira pra todo mundo”, declarou Bruna.

A abertura do show também teve protagonismo feminino. A cantora Lara Drummond, natural de Santa Maria de Itabira, agitou o público com um repertório que misturou sertanejo universitário e clássicos da moda de viola, aquecendo os ânimos para a grande atração da noite.

Além dos shows, a celebração reuniu elementos que fortalecem a identidade cultural e o desenvolvimento turístico da região. Em entrevista à reportagem da DeFato Online, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) comentou sobre o crescimento do evento ao longo dos últimos anos: “É uma festa já tradicional: 22 anos do Museu do Tropeiro e, a partir do meu mandato, o 4º Festival da Cultura Tropeira, que traz mais novidades, oficinas, envolvimento com educação e qualificação profissional do trade do turismo aqui de Ipoema”, pontuou.

O desfile tropeiro também bateu recorde este ano, com a participação de 1.085 cavaleiros e amazonas que percorreram a Praça de Ipoema. O evento atraiu visitantes de mais de 20 cidades e foi expandido para municípios vizinhos, como Bom Jesus do Amparo, Santa Bárbara e Barão de Cocais. “A proposta é que esse evento deixe de ser apenas de Itabira e Ipoema e se consolide como um evento de toda a nossa região, transformando nosso território em um destino turístico do tropeirismo, talvez o mais importante do Brasil hoje”, afirmou o prefeito.

Confira a galeria de fotos do evento no link abaixo:

22º Aniversário do Museu do Tropeiro