Itabira terá equipamento para ressonância magnética no próximo ano

João Izael recebeu em seu gabinete os médicos da DMX

Itabira terá equipamento para ressonância magnética no próximo ano
Na última segunda-feira, 26 de setembro, o prefeito de Itabira João Izael recebeu em seu gabinete os médicos da DMX – Diagnósticos Médicos Avançados Ltda., para a apresentação do novo serviço de imagem na área de saúde, previsto para janeiro de 2012.
 
De acordo com Flávio Roque, médico da DMX, o serviço de ressonância magnética na área médica ainda é inédito em Itabira e nas cidades vizinhas. O centro de diagnóstico, já em fase de implantação, está localizado na avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 707, e a estimativa “é atender cerca de quatro mil pessoas por ano”, ressaltou.
 
Segundo ele, o investimento é de R$ 3 milhões e o início das atividades está previsto para janeiro do ano que vem. “Estamos trazendo para Itabira e região um aparelho de última geração, recém-lançado na área de ressonância magnética. Também estarão presentes neste centro os serviços de tomografia computadorizada, denssiometria óssea e paulatinamente outros serviços na área de imagem”, explicou Flávio Roque.
 
O médico e diretor financeiro da Unimed Itabira, Edílson Lopes de Oliveira, disse acreditar que um dos benefícios da implantação da DMX é acabar com as queixas dos usuários, que solicitam esse tipo de exame na cidade para não ter que se deslocar até Belo Horizonte e, também, gerar emprego e renda para o município, que deverá receber pacientes de toda a região. “Não vamos levar renda para fora da cidade e temos a possibilidade de gerar emprego aqui. Então, esse investimento só otimiza os nossos serviços. Tem também a questão da sustentabilidade na área médica, que nos faz ter mais credibilidade. É um ganho imensurável tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, concluiu Edílson Lopes.
 
Segundo a médica da DMX, Inês Faria de Resende, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão assistidos pelo novo centro de diagnósticos. “A Prefeitura de Itabira sempre foi nossa parceira e os pacientes do SUS nunca deixaram de ser atendidos e eu acredito que com esse novo serviço não será diferente. A parceria com o poder público vai continuar”, afirmou.
 
Para o prefeito João Izael, o empreendimento é viável graças à boa condição que o município oferece na área de Saúde. “É mais um serviço de alta complexidade que chega a nossa cidade, justamente pelo título de cidade pólo na área de Saúde que construímos e trabalhamos para manter, aprimorar e melhorar. Além disso, será uma solução para o Ciscel [Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste]”, afirmou o prefeito.
 
Exames
Esse equipamento para exames de ressonância magnética foi produzido pela empresa inglesa GE Healthcare e lançado em dezembro de 2010. Segundo o médico Flávio Roque, o diferencial do equipamento é a sua possibilidade de atualização. “Na medida em que novas tecnologias na área de ressonância forem desenvolvidas, elas podem ser inseridas no aparelho”, disse. Sobre a potência da máquina, o médico afirmou que é possível realizar até 40 exames por dia. “É um equipamento rápido e potente, os exames saem com maior velocidade e, a relação custo/benefício para a população é excelente”, finalizou Flávio Roque.
 

Serviços relacionados