Maior parte dos adolescentes nunca foi impedida de comprar cigarros por causa da idade, mostra pesquisa
Embora a venda de cigarro para menores de 18 anos seja proibida no país, o produto pode ser facilmente comprado por essa parcela da população. A conclusão está em um estudo divulgado hoje, 29 de agosto, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O levantamento é […]
Embora a venda de cigarro para menores de 18 anos seja proibida no país, o produto pode ser facilmente comprado por essa parcela da população. A conclusão está em um estudo divulgado hoje, 29 de agosto, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O levantamento é baseado em pesquisas do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), feitas no Brasil entre 2002 e 2009, e revela que a maior parte dos adolescentes nunca foi impedida de comprar cigarro por causa da idade.
O estudo aponta que a maior parte da venda do produto é feita por unidade, apesar de a prática também ser proibida por lei, em estabelecimentos legalizados, como bancas de jornal, bares e padarias.
“Bebida e cigarro só com RG”
Em Itabira, a Prefeitura e o Ministério Público apresentaram, em agosto do ano passado, a campanha “Bebida e Cigarro só com RG”.
Todos os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e cigarro na cidade foram convocados pela Promotora de Justiça responsável pela Vara da Infância e Juventude de Itabira, Dra. Nidiane Moraes Silvano de Andrade, para a apresentação da campanha, que tem como principal objetivo restringir o acesso de crianças e adolescentes às bebidas alcoólicas e ao cigarro, cumprindo então a Lei 8.069/90, que proíbe o comércio dessas substâncias para menores de 18 anos.
Além de conscientizar os proprietários dos bares e restaurantes itabiranos, a campanha informa também os familiares sobre o mal que as bebidas alcoólicas e o cigarro podem causar no adolescente.