Cai índice de larvas do Aedes Aegypti em São Gonçalo
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo conseguiu diminuir o índice de infestação das larvas do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, para 0,29%. Na última amostragem o índice foi de 1,23%. A diminuição desse percentual ocorreu, principalmente, depois do mutirão da limpeza realizado em agosto. O mutirão faz parte de um plano de […]
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo conseguiu diminuir o índice de infestação das larvas do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, para 0,29%. Na última amostragem o índice foi de 1,23%. A diminuição desse percentual ocorreu, principalmente, depois do mutirão da limpeza realizado em agosto. O mutirão faz parte de um plano de ação desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
De acordo com a coordenadora da Visa, Patrícia Sarno Calixto, o objetivo é não deixar a doença chegar ao município. “Com o índice estando abaixo de 1%, não há risco de surto”, observou. A Secretária de Saúde Renata Maria Guzzo Fonseca ressaltou que o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde é promover continuamente ações preventivas, que visem proteger e orientar a população sobre os riscos de endemias.
Outra ação desenvolvida com crianças também faz parte deste plano. Na quarta-feira, 23, alunos de 5 a 9 anos da Escola Integral participaram de uma palestra sobre a doença, onde 247 crianças receberam informações para que sejam repassadas aos pais. Patrícia Calixto explicou que a intensão foi pedir ajuda para a redução de lixo e entulho nos quintais das residências, fato observado pelos agentes durante as visitas.
Segundo informações da Vigilância em Saúde, os focos mais comuns identificados na cidade são: piscinas e caixas d’água descobertas, bebedouros de animais, pneus e vasos de plantas. Em 2009, nenhum caso da doença foi identificado em São Gonçalo e as ações serão intensificadas para enfrentar o período chuvoso, época que proporciona a maior reprodução do mosquito.