À espera de aval do IEF, obra da estrada entre Carmo e Ipoema segue travada

Apenas após emissão do DAIA será possível iniciar intervenções

O conteúdo continua após o anúncio


Praticamente um mês após o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, admitir à DeFato que o atual estágio do projeto de asfaltamento da estrada que interliga os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema já deveria ter terminado, o cenário segue o mesmo.

À época, Denes afirmou que a pasta aguardava autorização do IEF (Instituto Estadual de Florestas) para obter um Documento Autorizativo de Intervenção Ambiental (DAIA), dispensando a necessidade de emissão de um licenciamento ambiental. Realidade vivida até hoje, segundo a Prefeitura.

“A obra de Ipoema-Carmo é dispensada de licenciamento, sendo necessário a autorização do IEF para uma DAIA (Documento Autorizativo de Intervenção Ambiental). Esse processo está em análise no IEF, houve pedido de informação complementar já enviada pelo Município”, ressaltou a SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) após consulta da reportagem da DeFato.

Carmo Ipoema
Em recente reunião do CODEMA, Denes Lott admitiu atraso na obra. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Ainda de acordo com a pasta, as obras só serão iniciadas após a emissão do documento, cujo prazo ainda é desconhecido. “Após liberação da DAIA, o Município, com a licitação da obra concluída, pode iniciar a intervenção prevista”, completou a SMMA.

Licitação

A licitação para selecionar a empresa responsável pelo asfaltamento que liga os dois distritos foi publicada, inicialmente, no dia 8 de março. Porém, um mês e onze dias depois foi publicada, no Diário Oficial do Município, a suspensão do processo, que perdura até hoje. No entanto, há a previsão de que as propostas da licitação sejam abertas no dia 13 de julho, diz a Prefeitura.

Carmo Ipoema
Anúncio da suspensão do processo licitatório, publicado no dia 19 de abril. Foto: Reprodução