A gamificação pode ser o impulso que sua educação financeira precisava

Você pode descobrir mais sobre suas próprias finanças e rendimentos

A gamificação pode ser o impulso que sua educação financeira precisava
Fonte: Pixabay

Já pensou alguma vez que os jogos podem ser o futuro do universo financeiro? É verdade: por conta de conceitos como a gamificação, é possível conhecer mais a fundo a economia através de um meio lúdico e interativo. Trazendo diversas vantagens para a educação financeira dos seus usuários, ao aderir a estas ferramentas você pode descobrir mais sobre as suas próprias finanças, rendimentos e até o seu potencial de investimento.

Também conhecido como ludificação, ou pela denominação inglesa gamification, no cenário econômico este conceito alia partes dos jogos às suas finanças cotidianas. Desta forma, a gamificação oferece recursos capazes de aumentar a sua curiosidade e atenção pelo setor, além de promover noções básicas deste universo e da autonomia dentro dele.

A integração do gamification na economia nacional

Reconhecendo os benefícios da junção dos games às finanças, tanto para organizações como para os cidadãos, várias empresas brasileiras viram uma oportunidade de se reinventar e aproximar-se dos seus clientes. Esse método permite, assim, transformar algo que os brasileiros podem tender a evitar em um assunto agradável e interessante.

Para isso, foram desenvolvidas inúmeras iniciativas, como o piloto “Monstro dos Investimentos”. Apesar de ainda não estar totalmente implementado, este jogo conta com diferentes cabeças, todas elas associadas aos nossos condicionantes mentais na hora de fazer um investimento.

No entanto, é no segmento dos aplicativos que a gamificação tem visto o seu maior crescimento, principalmente nas startups. Um bom exemplo disso é o Mobills, uma app que, com mais de 9 milhões de downloads em Android e iOs, oferece uma dinâmica interativa para cuidar do seu dinheiro. Com gráficos e dashboards customizados, esta solução pode te ajudar a encarar o seu dinheiro com outros olhos, tornando-o mais independente.

O crescimento do mercado financeiro no Brasil

 

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O interesse pela gamificação no segmento econômico nacional parece não surpreender, já que cada vez mais brasileiros entram neste mercado de diferentes maneiras. Entre as suas principais fontes de investimento está a poupança que, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e Capitais (Anbima), representou R$ 1 trilhão só em 2020.

Este modelo de gamificação aproxima-se progresivamente dos diferentes tipos de investimento. Por se tratar de um âmbito que opera totalmente online, as plataformas de negociação forex, por exemplo, se beneficiam dos recursos cada vez mais visuais e interativos, facilitando o processo financeiro e a aprendizagem neste âmbito. Isso, aliado a fatores como a liquidez do mercado e spreads baixos, faz com que essa negociação se torne popular no Brasil.

Outro setor financeiro que pode se beneficiar de recursos interativos e visuais é o investimento na bolsa de valores – a gamificação permite simular investimentos sem dificuldades. Para aprender mais sobre este universo e como operá-lo, existem diversos simuladores online que podem ajudá-lo a testar e aprender as mais diversas estratégias disponíveis.

É inegável a forma como a economia tem envolvido os brasileiros. No entanto, vale lembrar que esta curiosidade também tem atraído a atenção de investidores internacionais. Conforme um estudo da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) relativo ao ano passado, o Brasil ficou em sétimo lugar entre os países que mais atraíram a aplicação direta de dinheiro estrangeiro.

Em um país cada vez mais direcionado para a economia, a alfabetização financeira precisa passar para o primeiro plano. Portanto, a gamificação associada a este universo certamente não é em vão, uma vez que pode tornar o setor ainda mais atrativo e interessante para os brasileiros.