A perder de vista! Fila do INSS aumenta quase 2 milhões de requerimentos e novos pedidos quase dobram em um ano

O Ministério da Previdência aumentou em 500 o número de servidores para um mutirão nos próximos 90 dias

A perder de vista! Fila do INSS aumenta quase 2 milhões de requerimentos e novos pedidos quase dobram em um ano
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Greve de servidores da Previdência faz aumentar a fila de espera do INSS em quase dois milhões de requerimentos pelos benefícios sociais.

Segundo promessa do presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT) de acabar com a fila de espera dos pedidos de benefícios do INSS, em julho de 2023, por meio de medida provisória, houve permissão de deslocamento de funcionários para unidades com carência de pessoal para atendimento, autorizando, também, o pagamento de bônus produtividade aos médicos peritos e servidores para agilizarem o processo.

Segundo o INSS, só nos primeiros oito meses do programa, a fila de espera de benefícios caiu de 1,8 milhão de requerimentos para pouco mais de 1,3 milhão; mas a fila aumentou a partir de julho de 2024, com cerca de 2 milhões de pessoas em novembro de 2024.

O tempo médio de espera por atendimento acompanhou a oscilação da fila, que diminuiu de cerca de 80 dias em janeiro de 2023 para 47 no mesmo mês de 2024.

Em julho de 2024, esse número chegou a 34, mas em agosto voltou a subir  e estava em 39 dias em novembro do mesmo ano.

Ivonete Santos fez solicitação de aposentadoria por invalidez em julho, mas só conseguiu ser atendida nesta quinta-feira (27), após contratar um advogado.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), disse que o número de benefícios quase dobrou, passando de 700 mil para 1,2 milhão por mês, em média, mas, salientou, que cerca de 21% dos pedidos  têm o mesmo CPF, além disso, o INSS enfrentou greve de funcionários em 2024 e os médicos peritos estão parados desde outubro, pedindo uma reestruturação na carreira.

O Ministério da Previdência aumentou em 500 o número de servidores para um mutirão nos próximos 90 dias, priorizando os atendimentos por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte e benefícios assistenciais que não tenham pendências de avaliação social ou perícia médica e aposentadorias.

Lupi garantiu que em maio o atendimento terá reforço de 350 servidores que passaram em concurso e que, a partir do mês que vem, o governo vai utilizar a inteligência artificial na triagem dos benefícios solicitados.

“Hoje, o atestado médico é lido, colocado as informações, três, quatro informações nos sistemas manualmente. A ferramenta vai nos possibilitar testar fazer isso automaticamente. Então, libera médico, libera servidor para outras atividades e entrega o benefício rápido”, afirma Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

* Fonte: G1