A representação do Halloween é destaque na maquiagem artística
Conheça o talento dos profissionais do Médio Piracicaba que se destacam com a produção de maquiagens artísticas
Reportagem por Carinna Vigannor, Luciano Vidal e Tatiana Linhares
Neste sábado, 31 de novembro, é comemorado o Halloween, o Dia das Bruxas. Muito popular na cultura americana, a data espalhou-se pelo mundo e é lembrada por diversas pessoas. Maquiagens artísticas representando personagens, filmes de terror, guloseimas, cada um tem o seu jeito de incorporar as comemorações. Na região do Médio Piracicaba, artistas referências no ramo da maquiagem estão investindo na área artística.
Márcio Oliveira
Maquiador profissional há 15 anos, Márcio Oliveira não esconde a paixão pelo ramo artístico. Natural de São Domingos do Prata, Márcio mudou-se aos 19 anos para Belo Horizonte, onde se formou em teatro. No entanto, ele ressalta a dificuldade que é arrumar emprego no mundo teatral. Desse modo, investiu juntamente com a mãe em um salão de beleza. Em um primeiro momento não era o que chamava mais a atenção do profissional. “Não era muito fã de salão. Eu fiz mais por minha mãe, mas aos poucos passei a gostar”, comentou.
Márcio tem um grupo de teatro no Prata, chamado Trupidom. Foi lá que ele começou com produções envolvendo as maquiagens artísticas. Muito ligado à igreja católica, o grupo teatral proporcionou visibilidade ao seu trabalho. Hoje, o profissional trabalha com nomes renomados da música e igreja católica, como padre Fábio de Melo e a cantora Adriana Arydes.
Márcio tem diversos cursos no currículo, como o de maquiagem artística no Palácio das Artes, um dos mais renomados do país. Os detalhes e o tempo gasto são fatores cruciais na produção.
“Eu faço por hobby e porque dá uma boa repercussão. Realmente todas as minhas investidas na área são só para fotografar e postar nas redes sociais. Tem trabalho que já gastei 13 horas. A média de tempo que demanda é 7 horas, sem interrupções. Tem que amar e dedicar para o resultado ser satisfatório, porque é muito trabalhoso”, disse Márcio.
Algumas maquiagens já postadas no Instagram mostram o quanto o artista gosta de personagens do cinema. Mulher Maravilha, Superman, Thor, Nemo, são algumas representações já produzidas.
Vinícius Vargas
Vinícius Vargas é maquiador profissional há dez anos, mas as produções artísitcas teve início em março deste ano, no começo da pandemia. Antes disso, ele até já havia feito cursos nessa área, mas não era o seu foco de produção. O maquiador conta que seus maiores influenciadores foram os amigos. Hoje, os “challenges” do TikTok e Instagram chamam a atenção do público e as redes sociais se tornaram uma forma de divulgação do trabalho. No TikTok, por exemplo, Vinícius tem 150 mil seguidores.
“Eu gasto muito tempo, desde o início do projeto. Tenho que juntar minhas intuições, montar um esboço, cenário, produzir meus apetrechos e me automaquiar. Além disso, gravar os vídeos é um desafio diário. Não posso mudar de posição, pois senão fica fora de transição. Depois disso edito e posto nas redes. Fico boa parte do meu dia por conta da maquiagem artística”, ressaltou o monlevadense.
O profissional tem feito uma série de maquiagens representando o lado obscuro dos signos. Além disso, bruxas e personagens sombrios aparecem entre seus personagens favoritos. “Gosto de Halloween e de produções voltadas para esse lado fugindo do tradicional. As pessoas curtem bastante também, vejo isso com a repercussão das postagens”, disse o maquiador.
Bernardo Bello
Em 2011, o itabirano Bernardo Bello nem imaginava que se tornaria como maquiador. “Começou como uma brincadeira. Eu e uma amiga trabalhávamos juntos em uma loja, em Belo Horizonte. E eu ficava vendo ela se maquiar para sair depois do expediente. Eu sempre pedia para ela me deixar maquiá-la e ela nunca deixava. Um dia, ela me deixou fazer um olho. Eu nunca tinha pegado em um pincel. Eu fiz e ela adorou. A partir dali, começou a minha carreira. Eu voltei para Itabira e contei com a ajuda do meu pai. ele foi um grande incentivar e divulgador do meu trabalho”, relembra.
Especialista em maquiagem profissional e em peles negras, Bernardo conta que o interesse pela maquiagens artísticas foi muito natural.
“Halloween é uma data que sempre amei! Então, quando eu ampliei meus conhecimentos em maquiagem profissional, decidi aprender mais sobre a maquiagem artística. Fui fazendo como uma brincadeira, tentando, experimentando e deu certo! Acredito que o bom resultado seja fruto de um dom mesmo e muita, muita pesquisa. Eu nunca participei de nenhum concurso, mas gostei da ideia de gravar os challenges na internet. Isso veio como inspiração em maquiadores que eu admiro e sigo no Instagram”, conta.
Para ele, a execução das maquiagens artísticas começa na pesquisar. Ele vai atrás do tipo de maquiagem que quer fazer e vai agregando as referências. Uma marca registrada das maquiagens de Bernardo é o uso de elementos como lentes de contato coloridas e próteses para reproduzir machucados, feridas e marcas no rosto. “Muitas vezes eu gosto do olho de uma maquiagem, do rosto de outra… aí vou dando meu toque pessoal até chegar no estilo que eu quero. Já aconteceu de reproduzir algo que alguém criou e eu gostei muito, mas na maior parte das vezes eu crio a minha própria maquiagem”.
Maiara Dioli
Maquiadora profissional há 3 anos, Maiara Dioli, de 32 anos, começou a investir na carreira quando se mudou para Belo Horizonte, em 2017, para iniciar os estudos na faculdade de engenharia. Natural de Nova Era, ela resolveu investir na área ao seguir os conselhos dos familiares que sempre diziam que ela levava jeito para trabalhar com a produção de maquiagem. Seu interesse por maquiagens artísticas vem desde o início da carreira de maquiadora.
“Sempre fui apaixonada com Carnaval. Com a minha vinda para BH, e a cultura dos bloquinhos por aqui, comecei a me arriscar nas maquiagens artísticas e acessórios para os personagens! E foi questão de tempo para me apaixonar pelo Halloween também e, confesso que se tornou a minha época preferida do ano”, conta Maiara.
A profissional tem realizado diversas produções inspiradas no Halloween e a vitrine de divulgação do seu trabalho são as redes sociais. Segundo ela, assim que decidiu investir na profissão, a criação do seu perfil no Instagram foi um dos primeiros passos. É por lá que muitas pessoas passam a conhecer seu trabalho realizado e entram em contato para marcar atendimentos.
Apaixonada pela cultura do Halloween, a profissional busca durante todo o ano inspirações no Pinterest e Instagram para realizar as maquiagens. Todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico aconteceu de forma autodidata sempre acompanhando tutoriais de blogueiras e profissionais, principalmente no YouTube. A maquiagem artística é tão presente na vida de Maiara que ela já participou de concursos da categoria, um deles voltado justamente para a temática do Halloween.
“Em 2019 participei de um concurso de Halloween no Instagram de uma loja de maquiagens de Divinópolis, a Suelen Makeup. Não lembro ao certo em qual posição fiquei, mas acredito que entre as cinco melhores. Recentemente, participei de outro concurso no Instagram, com o tema de primavera de uma outra loja, a Love Store Makeup”, relembra.
Durante o processo de seleção da maquiagem que será produzida, Maiara escolhe os critérios relevantes para seguir com a etapa de execução. Após esse alinhamento, segundo ela, o tempo de produção das maquiagens variam de 3h a 5h, podendo se estender se for preciso utilizar próteses. Já as montagens dos acessórios para complementar o figurino, ficam prontos com um ou dois dias.
Isabella Nunes de Moraes
Há 4 anos exercendo a profissão de maquiadora, Isabella Nunes de Moraes, de 25 anos, viu a maquiagem surgir por acaso na sua vida. De um hobby que vem desde a infância, hoje, ela se dedica integralmente a maquiagem para oferecer o melhor aos seus clientes e seguidores. Natural de Barão de Cocais, Isabella, tem as redes sociais como uma vitrine para a divulgação do seu trabalho. Seu perfil no Instagram conta com mais de 36 mil seguidores.
“É um canal que me comunica com meus seguidores e os potenciais clientes, para as pessoas que vendo meu produto. Ali é minha ‘loja virtual, minha vitrine. Além de disponibilizar conteúdos diários com objetivo de fortalecer a prática profissional de maquiadores, bem como incentivar os interessados a ingressarem neste ramo”, afirma Isabella Nunes.
O interesse pela maquiagem artística se firmou depois de uma tentativa que deu certo. E nesta área, as maquiagens temáticas do Halloween são as mais criativas e assustadoras para a cocaiense, além dos seus seguidores amarem esse tipo de conteúdo.
Do seu ateliê em Belo Horizonte, a Isabella sempre busca inspirações para a criação das maquiagens, adaptando-as de acordo com a sua identidade. As etapas para o preparo do trabalho artístico demandam tempo e cada maquiagem tem uma dedicação exclusiva, podendo ter uma duração de 3h a 4h.
“Acho que mais difícil do que fazer a maquiagem artística, é retirá-la. Produtos com muita cola, sangue falso, grudam facilmente na pele. Por isso sempre me preocupo com a hidratação antes e depois da produção”, contou a cocaiense.