A voz da verdade
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)
Antes de aceitar algo como uma realidade, é comum questionarmos se aquilo é fato ou fake. Uma vez comprovado o fato, quando se trata de algo negativo, é nesse momento que o nosso mundo desaba. “O médico disse que não tem cura…”. “Acabei de ser demitido…”. “Estou falido…” Esses são alguns exemplos de fatos que não podem ser negados, são realidades confirmadas e descobrir que algo é uma realidade inegável, tende a gerar uma aceitação definitiva em nós.
Mas, permita-me dizer-te algo: Mesmo ao verificar que algo não é mentira, é um fato, uma realidade comprovada, ainda há uma voz que precisa ser considerada, há uma voz que depois da voz da mentira e da realidade precisa ser ouvida, uma voz capaz de anular toda mentira e transformar qualquer realidade, A VOZ DA VERDADE.
Alguns anos atrás ouvi uma história que me emocionou muito. Uma senhora chamada Dona Lúcia estava para ser avó, acompanhou sua filha até o hospital, por quanto havia chegado a hora do parto. Depois de algumas horas o médico veio ao seu encontro e lhe disse: “Senhora, sinto te informar que sua neta nasceu com sérias complicações e de acordo com nossos diagnósticos não há probabilidade dessa criança sair daqui com vida, sua filha está bem, mas, infelizmente a situação da sua neta é muito grave. Aquela senhora com lágrimas nos olhos e muita fé no coração disse ao médico: Doutor, o senhor nunca coloque ponto final onde o meu Deus colocou uma vírgula, Deus me deu uma palavra e me disse que eu sairia daqui com minha neta nos braços e eu acredito Nele. Assim prevaleceu a VOZ DA VERDADE! Alguns dias depois, a Dona Lúcia sairia daquele hospital com sua neta saudável e em seus braços, glorificando a Deus.
Era mentira o diagnóstico daquele médico? Claro que não. A enfermidade era um fato que correspondia a realidade, mas a VOZ DA VERDADE transformou aquela realidade. Pelas páginas da Bíblia Sagrada encontramos muitos outros exemplos, me permita compartilhar pelo menos dois.
A ressurreição da filha de Jairo. “Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer. Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.” (Lucas 8:49,50; 52-56)
Essa, sem dúvida alguma, é uma das histórias mais emocionantes da Bíblia. A notícia era fato ou fake? Fato! Estava confirmada aquela triste realidade, a menina estava morta. Mas o que disse A VOZ DA VERDADE? “Não temas, crê somente, e ela será salva”. A voz da verdade vem para espantar o medo e estimular a fé. Olhe a VOZ DA VERDADE falando de novo no (v.52) – “Não choreis; ela não está morta, mas dorme”. Jesus estava mentindo? Estava negando a realidade?
De maneira nenhuma, Ele estava declarando, que estava prestes a mudar aquela realidade. Lembre-se, a última Palavra vem de Deus. Não permita que nada, nem ninguém, além da VOZ DA VERDADE defina a sua vida. Consulte-a antes de definir uma situação.
A ressurreição de Lázaro. “Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:39,40) Quais são as vozes que podemos ouvir nesse texto? Primeiro, a voz da mentira: Será, que realmente Jesus me ama? (Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns discordavam: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? v.36,37). Sempre haverão vozes, que em meio as dificuldades nos trarão essas sugestões. Segunda voz da mentira: Deus me abandonou, se Ele estivesse comigo eu não estaria passando por isso. (Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. v.21,32). Terceira voz da mentira: “Tarde demais”. Deus se atrasou! “Se Jesus tivesse chegado antes, talvez daria pra fazer algo, mas agora…” “Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.” Uma pergunta para reflexão: Jesus pode nos curar enquanto estivermos doente, mas se Ele nos deixar morrer, vamos morrer O amando? Se Ele nos deixar perder o emprego, vamos ser desempregados que O amam? Se Ele deixar nosso negócio quebrar, seremos empresários falidos, apaixonados por Jesus? Você tudo pode, Naquele que te fortalece? Você só descobre que Deus é tudo que você precisa quando Ele é tudo que você tem.
Além das vozes da mentira, a voz da realidade dizia: Lázaro está morto e enterrado a quatro dias, esse era o fato. Mas, outra vez, sobre as vozes da mentira e da realidade, bradou A VOZ DA VERDADE: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Você vai descobrir que o ambiente mais propício para Deus nos revelar a Sua Glória, é em meio às nossas piores tragédias. É nesse momento que Ele vem e muda, para sempre, a nossa triste realidade e a converte num poderoso milagre.
Sendo assim, antes de definir uma situação, baseando-se em más notícias que chegam o tempo todo, não pergunte apenas se é fato ou fake, mas leve seu problema a Deus e ouça o que Ele tem a dizer sobre a sua situação, não permita que ninguém, nem mesmo você, coloque um ponto final onde provavelmente Ele está colocando uma vírgula. Escolha ouvir, por fim, a Voz, que não apenas anula a mentira, mas transforma qualquer realidade, A VOZ DA VERDADE.
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira
O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa necessariamente a opinião da DeFato.