Ações contra arboviroses são intensificadas em Ipatinga
Um decreto instituído pela Prefeitura colocou o município em situação de emergência devido à alta nos casos de dengue
Nos primeiros dez dias do ano, o município de Ipatinga tem enfrentado um aumento alarmante nos casos de arboviroses. São 199 casos confirmados de Chikungunya e 113, de dengue. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento fica evidente: foram registrados apenas 37 casos de Chikungunya e 200 de dengue em 2023.
Entre as medidas adotadas em Ipatinga para intensificar o combate ao mosquito transmissor, estão a realização de mutirões de
limpeza em áreas críticas, distribuição de material educativo e uma fiscalização rigorosa para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti.
Em uma nota da Prefeitura de Ipatinga, a Secretaria da Saúde pediu a contribuição da população para a diminuição dos casos:
“A Secretaria de Saúde solicita à população que se una a essa mobilização, dedicando alguns minutos semanais para ações preventivas, visando conter a propagação dessas doenças e garantir a saúde da população”, diz trecho.
Situação de Emergência
Um decreto instituído pela Prefeitura de Ipatinga na sexta-feira passada coloca o município em situação de emergência devido à alta nos casos de dengue. A medida foi decidida após a publicação do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, que saiu no mesmo dia.
O último LIRAa foi realizado na primeira semana de novembro de 2023 e indicou 3,6% de infestação do mosquito. Esse é um índice de médio risco, já que o padrão de avaliação do Ministério da Saúde é abaixo de 1%.