Adolescente é a quarta morte suspeita de febre maculosa em São Paulo

A jovem esteve em uma festa na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio, em Campinas

Adolescente é a quarta morte suspeita de febre maculosa em São Paulo
Erissa Santana, de 16 anos, pode ser a quarta vítima de febre maculosa em São Paulo – Foto: Arquivo pessoal

A adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos, morreu na noite da última terça-feira (13) com suspeita de febre maculosa. Ela pode ser a quarta vítima da doença em São Paulo. A jovem esteve em uma festa na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio, em Campinas, interior paulista, mesmo local onde passaram as outras três pessoas que tiveram os óbitos confirmados em decorrência da enfermidade. Erissa foi internada na sexta-feira (9) em um hospital particular da cidade.

O caso clínico da jovem já havia sido notificado pela Vigilância em Saúde de São Paulo como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite, devido a semelhança dos sintomas. Ainda na terça-feira, após a imprensa repercutir o caso, a família da adolescente confirmou que ela esteve na festa na Fazenda Santa Margarida.

Apesar da probabilidade, o Instituo Adolfo Lutz ainda não confirmou que Erissa Santana tenha morrido em decorrência da infecção causada por carrapatos.

Na segunda-feira (12), o instituto já havia confirmado que a febre maculosa foi a causa da morte da biomédica e dentista Mariana Jordano, de 36 anos, — mesmo quadro que levou o seu namorado Douglas Costa, piloto de automobilismo de 42 anos, a óbito.  Evelyn Santos, de 28 anos, moradora de Hortolândia, também teve o seu falecimento relacionado à doença. Todos eles estiveram na festa em Campinas.

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pelo carrapato estrela, mas que não tem propagação direta entre pessoas. Seus sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças que também causam febre, por isso a dificuldade em diagnosticar corretamente. No entanto, ela pode ser tratada a base de antibiótico específico.