Advento

Viver o Advento é ir treinando o coração para as sucessivas semeaduras de Deus, que se preparam para a grande vinda da colheita

Advento
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


O Advento é o tempo litúrgico em que somos convidados a escutar as vozes dos protagonistas que nos acompanham no percurso de preparação para Natal. Entre tais vozes, provindas dos relatos evangélicos da infância de Jesus, deparamos com anjos e pastores, profetas e profetizas, soberanos e pessoas comuns, nós podemos destacar:  Isaías, João Batista, Maria e José.

Viver o Advento é ir treinando o coração para as sucessivas semeaduras de Deus, que se preparam para a grande vinda da colheita.

A alegria do Advento é como se no meio de uma difícil peregrinação, pudéssemos ver o fim do caminho, e sentir o encontro próximo com nosso Salvador. Alegrai-vos, pois Cristo está próximo. Advento é exatamente um tempo de preparação, de esperança, de conversão para o encontro com Deus.

No Tempo do Advento temos  a Campanha da Evangelização, que  neste ano,  tem como tema:  “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Umas das ações da Campanha é celebrar os 800 anos da criação do presépio por São Francisco. A Igreja quer motivar todas as famílias a montarem o seu presépio. Diz o Papa Francisco: “quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar (Francisco, Admirabile Signum, n. 1).  O Presépio é um convite a sentir, a tocar a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento, que parte da manjedoura de Belém e leva até a Cruz, e um apelo ainda a encontrá-Lo e servi-Lo, com misericórdia, nos irmãos e irmãs mais necessitados (cf. Mt 25, 31-46)”.

Neste período do Advento, acontece a Novena de Natal, que é o tempo de preparação para a acolhida do Deus Menino.  Na Novena de Natal se reflete e se prepara para o nascimento de Jesus Cristo no coração de cada pessoa. O Natal de Jesus é uma data especial, é a Festa da Encarnação, o “Verbo (Jesus Cristo) se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Não restrinja a data a presentes, comilanças e bebedeiras. É um grande evento! Por isso é importante parar para refletir, orar, lembrar que “Deus veio habitar entre os homens”, “Deus veio como ser humano, menino, frágil, pobre e veio com um objetivo: salvar”.

Assim nos motiva o Bispo Dom Ricardo Hoepers — secretário geral da CNBB —: “No caminho de preparação para o nascimento do Filho de Deus, a  Novena de Natal  nos ajuda a adquirir a atenção e a sensibilidade necessárias. Por meio da escuta comunitária da Palavra de Deus, somos introduzidos no Mistério e nos símbolos do Natal. Especialmente em 2023, a Novena tem como tema “a oração diante do Presépio” como forma de preparação para o vindouro Jubileu da Esperança. Trata-se de um subsídio inspirado nas Palavras do Papa Francisco: “De fato, o Presépio é como um Evangelho vivo que transborda das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a nos colocar espiritualmente a caminho” (Admirabile Signum – Um sinal Admirável).

Abra o seu  coração para acolher o Deus Menino que vem. E que Ele possa encontrar nele  morada.  Cuide bem do seu coração, pois nele, Cristo nascerá todos os dias. Feliz Natal!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS