Agência da Caixa completa quatro meses fechada em Itabira e segue sem previsão de retorno 

Um fator que chama a atenção é que o banco já obteve por parte da Defesa Civil, a liberação de funcionamento em seu prédio

Agência da Caixa completa quatro meses fechada em Itabira e segue sem previsão de retorno 
Foto: Guilherme Guerra/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


No último dia 5 de junho, a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Itabira, completou quatro meses de portas fechadas em Itabira, após a constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro em um terreno vizinho, na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Mesmo diante do grande tempo de espera, o espaço segue fechado para atendimento aos clientes itabiranos, que continuam tendo que buscar auxílio em uma carreta instalada na Casa da Cidadania, próximo à Praça Acrísio Alvarenga. 

Hoje (10), a reportagem da DeFato esteve no local de atendimento “temporário” e foi informada que não há nenhuma previsão oficial para retorno das atividades no prédio. Um fator que chama a atenção é que a Caixa, assim como o Banco do Brasil (que também passou pelo mesmo problema e já retomou o seu funcionamento normal em 20 de maio), já obteve a liberação de funcionamento em seu prédio por parte da Defesa Civil. 

Em 28 de maio, o órgão havia comunicado que havia orientado a volta das atividades bancárias da agência. “A previsão de retorno agora em diante, está à cargo da diretoria da CEF, que por sua vez, está cuidando de toda mobilização e operação necessária para retorno das atividades bancárias em antigo endereço”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Nilma Macieira, naquela data.

O diz a Caixa?

Em contato com o portal DeFato, a Caixa “informou que, em obediência à recomendação da Defesa Civil do município de Itabira, a Agência Itabira foi desocupada em 14 de fevereiro devido ao deslizamento de terra em terreno que fica ao lado da unidade, o que afetou o muro de contenção. Informações sobre a previsão de reabertura serão divulgadas oportunamente”.

“O banco reforçou o atendimento no município com o Caminhão CAIXA, que presta os mesmos atendimentos de uma agência tais como a abertura de contas, empréstimos, cartão de crédito, financiamento habitacional, além de atendimento aos beneficiários de programas sociais, INSS, abono salarial (PIS), FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros. Saque de dinheiro em espécie está disponível em caixa eletrônico instalado no caminhão. A unidade móvel está instalada na Av. Carlos Drummond de Andrade, nº  777, no Espaço da Cidadania, no centro da cidade. O atendimento ao público ocorre no dias úteis das 10h às 15h”, completou.

Além disso, A Caixa informou que clientes que necessitem de atendimento presencial também contam com as unidades da rede de Atendimento CAIXA nas proximidades:

  • A Favorita Loterias – Avenida Daniel Jardim de Grisolia, nº 120, Centro, Itabira
  • Estrela da Sorte Loterias – Rua Doutor Alexandre Drumond, nº 157, Centro, Itabira
  • Loteria Bela Sorte – Avenida João Pinheiro, nº 530, loja B – Centro, Itabira
  • Loteria Rio Doce – Avenida Rio Doce, nº 367, Gianette, Itabira
  • A Favorita – Rua Valdemar de Alvarenga Lage, nº 1317, Água Fresca, Itabira
  • Sorte Grande Loterias – Avenida Emílio Zacarias da Silva, nº 28, Bela Vista, Itabira
  • Agência João Monlevade – Avenida Getúlio Vargas, nº 5375, Centro, João Monlevade
  • Agência São Gonçalo do Rio Abaixo – Avenida Central, 389, Centro, São Gonçalo do Rio Abaixo
  • Agência Nova Era – Rua Governador Valadares, nº 575, Centro, Nova Era

A instiuição bancária reforçou ainda que “disponibiliza canais de atendimento remotos e digitais, como o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), o Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil”.

“Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento Caixa pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Todos os canais de atendimento podem ser consultados no site da Caixa, finalizou.

Itabiranos aguardam o atendimento improvisado em uma carreta da Caixa, instalada na Casa da Cidadania. Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Relembre

A agência da Caixa e do Banco do Brasil tiveram o atendimento interrompido preventivamente após constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro de Itabira. As movimentações no terreno particular foram interditadas pela Defesa Civil no dia 4 de janeiro.

No dia 29 de janeiro, um parecer técnico apresentado pelo Banco do Brasil, assinado pela empresa BRG Engenharia, recomendou a desocupação da sua agência “para minimizar a ocorrência de carregamentos estáticos e dinâmicos sobre as estruturas de contenção, até que seja possível garantir a estabilidade do maciço”.

Com base no mesmo laudo da BRG Engenharia, em 5 de fevereiro, a Defesa Civil recomendou que a Caixa Econômica Federal interrompesse o atendimento aos clientes, visto que o prédio do Banco do Brasil está em um nível logo acima. Em 4 de janeiro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira já havia interditado temporariamente parte da agência, onde estão instalados os caixas eletrônicos da unidade, devido a “um comprometimento na rede de esgoto ou pluvial, que ainda não foi identificado, causando refluxo” no piso do prédio.

Desde o final de fevereiro, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal estavam atendendo, de forma parcial e provisória, em postos montados na Casa da Cidadania, na esquina entre a avenida Carlos Drummond de Andrade e a praça Dr. Acrísio Alvarenga, também na região central de Itabira.