Agências bancárias não terão expediente nesta sexta-feira, feriado da Proclamação da República

As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro

Agências bancárias não terão expediente nesta sexta-feira, feriado da Proclamação da República
Foto: Guilherme Guerra/DeFato Online

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira, 15 de novembro (sexta-feira), feriado nacional. Na segunda-feira (18), os bancos abrem normalmente.

As transações via PIX ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, são efetivadas no dia útil seguinte ao feriado. Os clientes podem usar as áreas de autoatendimento nas agências bancárias disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu de Faria.

Ainda de acordo com o diretor, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

* Com informações da Febraban.