Agricultura: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo planeja Fazenda Agroecológica
A iniciativa justifica-se pela possibilidade de ser mais um elemento de diversificação econômica para o município
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo adquiriu a área para criação de uma Fazenda Agroecológica. O terreno está localizado em frente à rua Henriqueta Rubim, próximo ao almoxarifado da Secretaria de Educação e possui sete hectares. A ação visa desenvolver a agricultura e promover o desenvolvimento sustentável no município.
A Agrofloresta é também conhecida como Agricultura de Base Ecológica ou Agricultura Sintrópica, que propõe a aplicação de princípios ecológicos à produção agropecuária, a partir da incorporação de técnicas alternativas ao modelo convencional e à diversificação de sistemas de produção, permitindo a redução ou subtração do uso de defensivos agrícolas.
Além disso, uma das principais forças desse tipo de agricultura é a valorização da participação dos produtores rurais locais, que permite a união entre os saberes populares e os científicos, sendo fundamental para o alcance de uma agricultura sustentável.
Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a implementação dessa área será um modelo para o desenvolvimento de atividades agropecuárias sustentáveis, considerando conceitos de agroecologia e agricultura orgânica. Questões que norteiam sua gestão de desenvolvimento sustentável.
O projeto será coordenado e gerido pelo doutor e professor, Bráulio Magalhães (Igtech), em parceria com o Laboratório de Geotecnologias da UFMG (GeotecLab). Segundo ele, a atividade produtiva sustentável de commodities agrícolas e hortifrutis produzidos de maneira orgânica tem alto valor agregado e demanda crescente no mercado nacional e internacional. A iniciativa justifica-se pela possibilidade de ser mais um elemento de diversificação econômica para o município.
*Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo