“Ah se não fosse o Senhor…”
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:31)
“Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga. Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”. (Salmos 124:1-8)
Esse Salmo nasceu no coração de Davi em um dos piores momentos da sua vida. Quando os filisteus ficaram sabendo que ele, agora era o rei de Israel, decidiram acabar com a sua alegria. Isso mesmo, eles não viriam para parabeniza-lo, mas para destruí-lo. Enfrentar um gigante já é um desafio, imagine enfrentar uma nação de gigantes. Foi nesse momento que Deus concedeu a Davi uma de suas vitórias mais notável. “E Davi disse: “Rompeu o Senhor as fileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas.” (2 Samuel 5:20)
Por isso Davi começa esse salmo dizendo: “Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado…”(v.1,2). Ao dizer isso, Davi está reconhecendo que só houve vitória por causa da única e exclusiva intervenção de Deus a seu favor e de seu povo. Que eles só puderam superar aquela situação por que Deus estava com eles. Como está escrito: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:31)
Ele é Deus presente nas horas mais difíceis… socorro bem presente na hora da angústia… Gosto sempre de dizer: Deus, os melhores momentos da minha vida passeou ao Seu lado, os piores no Seus braços. Ah se não fosse o Senhor… estaríamos completamente derrotados, perdidos… “Israel que o diga…” Nesse Salmo, Davi usa cinco metáforas para falar sobre esse grande livramento de Deus:
“…NOS TERIAM ENGOLIDO VIVOS…”(v.3) O que Davi quer dizer com isso? Que seus inimigos eram muito maiores do que eles e que estavam terrivelmente irados contra ele. É verdade que existem problemas que sobrepoem a nossa capacidade, mas jamais vão extrapolar à grandeza do nosso Deus. Alguém disse: “Não diga para Deus o tamanho do seu problema, diga para o seu problema o tamanho do seu Deus.”
“…AS ÁGUAS NOS TERIAM SUBMERGIDO…” (v.4). Era uma situação que pra ele não dava pé, um problema tão profundo, um redemoinho, uma tempestade em meio as águas, não dava pra nadar, não dava pra boiar… não havia como fugir, o que restava era afundar, afogar… Ah se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado… Deus interveio na hora ‘H’, tirou seu povo do sufoco, da covardia, da luta desigual… A Poderosa Mão de Deus veio sobre o Seu povo e o resgatou.
“…ÁGUAS IMPETUOSAS TERIAM PASSADO SOBRE A NOSSA ALMA…” (v.4b,5). Davi compara o inimigo a um Tsunami… que os teria arrasado completamente, destruído tudo e todos… os deixaria totalmente arruinados, acabados, falidos… Ah se não fosse o Senhor…
“…QUE NÃO NOS DEU POR PRESA AOS DENTES DELES…” (v.6). Davi compara seus inimigos a feras famintas… Não haveria como escapar, não fosse o Senhor, não fosse a Sua poderosa intervenção. Graças a Deus, os inimigos tiveram que jejuar.
“…SALVOU-SE A NOSSA ALMA, COMO UM PÁSSARO DO LAÇO DOS PASSARINHEIROS QUEBROU-SE O LAÇO E NÓS NOS VIMOS LIVRES…” (v.7). A armadilha estava muito bem preparada, não havia como escapar… Arapucas do mal foram armadas, mas como está escrito: “nenhuma arma forjada contra nós, há de prosperar…” Foi Deus quem promoveu a liberdade.
Talvez você está se lembrando de tantos livramentos que Deus já te deu… e como Davi você tem dito: se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado… o que seria de nós? Davi escreveu esse salmo para louvor ao Senhor e para que o povo de Deus jamais se esquecesse que Ele nunca os abandonou, sempre esteve ao seu lado. De outra forma, seria impossível construir uma história de vitória.
Deus não nos dá as costas, Ele responde ao nosso clamor, abre o mar vermelho, fecha a boca dos leões, tira o poder do fogo, derruba as muralhas de Jericó… Ele envergonha Nabucodonosor, envergonha Faraó, envergonha Satanás e todo inferno junto… Deus nos protege, abençoa, direciona os nossos passos, nos ensina o que dizer, o que fazer, Ele é fiel… Ele nos guarda e abençoa, por isso, as portas do inferno não prevalecerão contra nós.
Se não fosse o Senhor, onde e como estaríamos agora? Ele livrou, livra e livrará… Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Davi termina esse salmo dizendo: “O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”. Jamais tema a criatura, consciente de que está ao seu lado o Criador. O diabo usa pessoas ‘grandes’, mas verdadeiramente Grande é o Senhor. Ele prometeu está conosco todos os dias… Sem o Senhor nada podemos, mas tudo podemos Naquele que nos fortalece. Nele somos mais que vencedores. Afinal de contas, se Deus é por nós, quem será contra?
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira
O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa necessariamente a opinião da DeFato.