Alerta: OAB Itabira informa sobre golpe do “falso advogado”
A OAB/MG, Ministério Público e Polícia Civil já iniciaram um esforço conjunto para investigar e combater a prática
A presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, Patrícia de Freitas, alerta a população sobre a ocorrência do “golpe do falso advogado”, em que criminosos se passam por advogados e utilizam dados públicos (fotos, nomes e informações processuais) para aplicar golpes contra os clientes, subtraindo valores.
Diante deste cenário, a OAB está orientando que, sempre que houver necessidade de transação de valores, a pessoa procure o advogado pessoalmente em seu escritório, para verificar a situação antes de realizar qualquer transação bancária.
Em razão das inúmeras denúncias de golpes contra advogados e seus constituintes, a OAB/MG, Ministério Público e Polícia Civil já iniciaram um esforço conjunto para investigar e combater esses crimes. “A OAB/MG criou, inclusive, um grupo de trabalho com o objetivo de enfrentar esses golpes que trazem prejuízos para a advocacia e para a sociedade”, informa a entidade por meio de nota oficial.
“Esses esforços visam garantir que os responsáveis por esses crimes sejam identificados e punidos adequadamente, reforçando o compromisso da OAB em proteger a advocacia e a sociedade como um todo. É importante que a população tenha ciência desses golpes para se proteger”, ressaltou a presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas.
Caso a pessoa já tenha sido vítima do “golpe do falso advogado”, a OAB orienta que seja registrado o Boletim de Ocorrência na polícia. Esse boletim pode ser enviado para o e-mail [email protected], juntamente com a documentação pertinente (prints das conversas, comprovantes de transações bancárias, etc.), cujas providências podem colaborar com as investigações e punição dos criminosos.