Álvaro Damião toma posse como prefeito de Belo Horizonte e promete harmonia com Câmara Municipal

Álvaro Damião assume a Prefeitura de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman que foi reeleito junto ao vice nas eleições de 2024

Álvaro Damião toma posse como prefeito de Belo Horizonte e promete harmonia com Câmara Municipal
(Foto: Reprodução/YouTube/CMBH)

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), assumiu o cargo oficialmente nesta quinta-feira (3) em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Durante a posse, estiveram presentes o presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), o governador Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), vereadores da capital e os membros da Mesa Diretora.

Álvaro Damião assume a Prefeitura de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman que foi reeleito junto ao vice nas eleições de 2024. Antes de abrir a cerimônia de posse de Damião, o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Professor Juliano Lopes, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito Fuad. No discurso o presidente da Casa prometeu trabalhar em conjunto com o novo chefe do Executivo.

“A Câmara Municipal quer ser parceira da Prefeitura. Eu tenho certeza que nós iremos trabalhar de forma harmônica e independente. […] A Câmara Municipal e os seus 41 vereadores foram eleitos de forma democrática para contribuir com o cidadão belo-horizontino. É o nosso dever aqui e tenho certeza também que é o dever da Prefeitura. As pessoas que nos depositaram voto querem que a vida deles melhore um pouco. E cabe a nós políticos, tanto a Prefeitura quanto os vereadores, exercer o nosso papel e tentar amenizar a vida desse povo que nos deu a confiança”, declarou o Professor Juliano Lopes.

Em seu discurso de posse, Álvaro Damião lamentou a morte do ex-prefeito Fuad Noman e disse que a posse  como prefeito de BH não aconteceu da forma que ele esperava um dia. “Não era essa a circunstância que eu desejava, nem como imaginei chegar até aqui. Jamais pensei nisso. Hoje, ao tomar posse como prefeito de Belo Horizonte, meu coração está dividido entre a missão que recebo e saudade que já se impõe dentro de mim”, declarou Damião.

O prefeito também garantiu harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo de Belo Horizonte.

O destino me determinou que devo liderar essa cidade, mas a missão e o trabalho são de todos que resolveram seguir na vida pública. Por isso quero fazer um agradecimento especial à Câmara Municipal de Belo Horizonte. […] A harmonia entre os poderes é essencial para avançarmos e reafirmo aqui o meu compromisso com o diálogo franco, democrático, respeitoso com cada vereador e vereadora dessa cidade”, disse o novo prefeito de BH.