Amepi e Uemg firmam parceria para desenvolvimento de projetos ambientais
José Maria Repolês, presidente da Amepi, ao lado das representantes da FaEnge/Uemg, Ana Carolina Simões e Francisca Daniela

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e a FaEnge/UEMG – João Monlevade, firmaram parceria para a implementação e construção de programas educacionais voltados para a área ambiental, que serão desenvolvidos através do Núcleo Ambiental José Antônio Simas, atendendo João Monlevade e municípios da região.
A parceria foi efetivada em forma de convênio de cooperação mútua, dando oportunidade aos alunos da FaEnge/UEMG de desenvolver e aplicar seus experimentos na região, aliando novas tecnologias e novos conhecimentos ao sistema de atendimento da Amepi para os municípios associados, agregando novos serviços aos já oferecidos.
Oficinas Itinerantes
De acordo com a proposta, a Uemg disponibilizará alunos-monitores para atuarem na Amepi, oferecendo atendimento ao público visitante e estudantes em geral com informações, palestras, dinâmicas e oficinas. Outro objetivo é a troca de orientações e suportes na área de engenharia que a entidade realiza para os municípios. Serão instituídas as Oficinas Itinerantes, que atenderão demandas dos municípios associados nas áreas de implantação de hortas comunitárias, confecção de sabão biodegradável, confecção de brinquedos a partir de objetos recicláveis, entre outros.
Viveiro de mudas
O convênio prevê também a demarcação de área no entorno da sede Amepi e do Núcleo Ambiental José Antônio Simas para a implantação de um viveiro de mudas, que ficará sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo e professor da Uemg, Márcio Dias. No viveiro serão desenvolvidas pesquisas da flora regional e cultivo de mudas nativas da região do Médio Piracicaba, a fim de promover a disseminação e reposição de árvores, bem como técnicas de plantio e adubagem.
Jardim Sensorial
Será construído um Jardim Sensorial para potencializar e desenvolver os sentidos do corpo como olfato, tato e audição. Com a ajuda de guias, o visitante, de olhos vendados e descalço, será conduzido por trilha feita com vários elementos, onde irá tateando e cheirando plantas de diversos odores e texturas. Ao longo do percurso, o visitante é levado a explorar as diferentes sensações que a natureza proporciona, vivenciando também uma pequena experiência de como o deficiente sente e enfrenta a vida.
Os alunos da FaEnge propõem ainda, como sugestões de oficinas, a montagem de insetário, borboletário, minhocário, brinquedoteca feita de material reciclável e a elaboração de uma maquete de toda a área da Amepi, sua contextualização histórica e sua influência na região do Médio Piracicaba.
Universidade Itinerante
Projeto, sob a coordenação do Professor Márcio Dias, que prevê atendimento aos municípios também em outras áreas, será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira, a elaboração de um diagnóstico de demandas que será apurado pela equipe da Uemg/Amepi em visitas aos municípios, ouvindo os agentes públicos. A partir daí, vem a segunda fase que é a elaboração de um plano de ação e a sua própria execução.
O convênio tem validade até dezembro de 2011 e prevê repasses mensais de R$2.500,00 à Uemg, que serão cotizados entre a instituição e os alunos que atuarão na Amepi, a título de ajuda de custo.