América perde de virada para o Fortaleza e cai para a lanterna do Brasileirão: “carga emocional pesada”, diz Fabián Bustos

Apesar da derrota, treinador do Coelho reconheceu bons momentos da sua equipe e lamentou o peso do psicológico abalado dos jogadores

América perde de virada para o Fortaleza e cai para a lanterna do Brasileirão: “carga emocional pesada”, diz Fabián Bustos
Fabián Bustos durante a partida contra o Fortaleza – Foto: Mourão Panda/América-MG

Depois de fazer história neste meio de semana, ao se tornar o primeiro time nordestino a chegar na final da Copa Sul-Americana, o Fortaleza não teve vida fácil no Campeonato Brasileiro, quando enfrentou o América-MG, no último domingo (8). O Coelho, que luta contra o rebaixamento, chegou a abrir 2 a 0, mas acabou levando a virada. Com o resultado, a equipe do Nordeste entrou para o G-6, já os mineiros se tornaram o lanterna da competição — e viu a sua situação piorar ainda mais.

“Acredito que um time que ganha duas partidas em 20 é um inconveniente. Quando chegamos, o time só tinha vencido duas partidas. Mas isso não é culpa do técnico anterior. É difícil. Essa carga emocional está muito pesada”, declarou o treinador Fabián Bustos, logo no início da coletiva, ao tentar justificar o momento do América-MG.

“Estamos em um momento ruim e complicado em que qualquer coisa nos afeta. Eu sinto o mesmo. Nada me deixa tranquilo, pois hoje perdemos. Nos últimos sete jogos, o América mereceu pontos em todos”, complementou.

Apesar dos resultados adversos nas últimas partidas, Bustos reconheceu que o América-MG teve bons desempenhos em certos momentos desses jogos e merecia resultados melhores. Ainda assim, o treinador do Coelho alerta para a necessidade de somar o máximo de pontos possíveis nas 12 rodadas que faltam para o término do Brasileirão — caso os mineiros queiram escapara da Série B.

“Em alguns momentos arrancamos e dominamos os rivais. Superamos Vasco, Cruzeiro, Cuiabá e Fortaleza, mas ficamos atolados quando tomamos um gol e não conseguimos mais sair do lugar. Precisamos trabalhar isso. Estamos competindo, mas precisamos dos resultados”, analisou Bustos.

Atualmente, o Fortaleza é sexto colocado com 42 pontos e apesar de ter chances de se classificar para a Libertadores caso se sagre campeão da Sul-Americana, o time cearense não quer dar sopa para o azar e quer confirmar sua vaga via Brasileirão. Já o América-MG vive um momento totalmente diferente. Lutando contra o rebaixamento, agora é o lanterna com apenas 18 pontos, duas pontos atrás do Coritiba que venceu o Atlético-MG, por 2 a 1, em Minas Gerais.

A partida

O duelo disputado no Castelão foi bastante movimentado desde o início. Tanto que não demorou para o zero sair do placar. Aos 13 minutos, Cazares recebeu dentro da área e chutou forte. Mas, a bola desviou no braço de Brítez antes de ir para fora. Porém, após analisar as imagens na cabine do VAR, o árbitro marcou pênalti. Mastriani foi para a cobrança, deslocou o goleiro João Ricardo e colocou o América-MG em vantagem.

Minutos depois, aos 22, Mastriani marcou mais um. O camisa 17 recebeu na entrada da área, ajeitou e chutou colocado, no cantinho do goleiro João Paulo que até tentou se esticar na bola, mas viu a bola morrer no fundo da rede. Apesar da desvantagem, o Fortaleza não abaixou a cabeça e conseguiu descontar ainda no primeiro tempo. Aos 30, Zé Welison cruzou na área e Lucero chegou testando para o gol.

Na volta do intervalo, o Fortaleza conseguiu empatar com Thiago Galhardo, logo aos cinco minutos do segundo tempo, mas o árbitro pegou um impedimento no lance e invalidou o gol. Mas, aos dez minutos, chegou ao objetivo. Galhardo serviu Machuca na área, que só teve o trabalho de empurrar para o gol e deixar tudo igual no placar.

Empolgado pelo gol de empate, o Fortaleza passou a buscar a virada a todo custo. Depois de algumas tentativas, chegou ao terceiro com Bruno Pacheco, aos 22 minutos. Ele tabelou com Galhardo e fez um bonito gol. A partir daí, os donos da casa passaram a controlar a vitória, enquanto o América-MG fez de tudo pelo empate. Mas, mesmo assim o duelo terminou com o placar de 3 a 2 para os donos da casa.

Agora, o Brasileirão irá dar uma pausa para mais uma Data Fifa, devido aos jogos das Eliminatórias, e os dois times voltam a campo apenas no dia 18 (quarta-feira), pela 27ª rodada do Brasileirão. Às 20h, América-MG recebe o líder Botafogo, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Mais tarde, às 21h30, o Fortaleza visita o Vasco, em São Januário.

Assista aos gols da partida entre Fortaleza e América:

Ficha técnica

Fortaleza 3 X 2 América-MG

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Thiago Galhardo), Caio Alexandre e Pochettino (Calebe); Yago Pikachu (Pedro Augusto), Lucero (Silvio Romero) e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

América-MG: Aguerre; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Rodriguinho (Javier Méndez), Emmanuel Martínez, Juninho, Cazares (Welligton Paulista) e Nicolas (Marlon); Mastriani (Adyson) e Everaldo (Breno). Técnico: Fabián Bustos.

Gols: Mastriani, aos 17 e aos 22, e Lucero, aos 30 minutos do primeiro tempo. Machuca, aos dez e Bruno Pacheco, aos 22 minutos do segundo.

Cartões amarelos: Britez e Machuca (Fortaleza) e Ricardo Silva (América-MG).

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ).

Renda e público: Não disponíveis

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).