AngloGold Ashanti eleva nível de alerta de barragem em Santa Bárbara
Empresa diz que medida foi tomada de forma preventiva
A AngloGold Ashanti informou, na última sexta-feira (7), que a barragem CDS II, em Santa Bárbara, foi elevada para o nível de alerta 1. Em comunicado nas redes sociais, a empresa diz que a decisão é preventiva e segue o Plano de Ação Emergencial de Barragem (PAEBM).
Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento. Segundo a AngloGold Ashanti, após uma inspeção de rotina, uma equipe técnica identificou uma trinca de centímetros de largura na barragem, algo que, segundo a corporação, é comum em estruturas que passam por obras de reforço.
O comunicado também informa que a barragem passou por uma vistoria de técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM), na sexta-feira, e a mudança de nível será mantida até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada. O levantamento é responsável por confirmar a segurança e estabilidade da barragem à ANM.
Por fim, a AngloGold Ashanti garante que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da condição de estabilidade confirmada por uma auditoria externa em setembro deste ano. Essas e outras informações sobre a estrutura podem ser encontrados aqui.