ANM divulga nova movimentação de talude em mina de Barão de Cocais
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou nesta manhã de quinta-feira (30) a atualização sobre a movimentação do talude na cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. A velocidade de deformação na porção inferior do talude norte chegou a 24,3 cm por dia. Ontem (29), a velocidade era de 22,6 centímetros dias, […]
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou nesta manhã de quinta-feira (30) a atualização sobre a movimentação do talude na cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. A velocidade de deformação na porção inferior do talude norte chegou a 24,3 cm por dia. Ontem (29), a velocidade era de 22,6 centímetros dias, um aumento de 1,7 cm. Já em alguns pontos isolados chegou a 28,4 cm/dia contra 26,5 cm/dia, registrado ontem, uma diferença de 1,9 cm/dia.
O monitoramento é realizado 24 horas para saber como o maciço se desloca. Havia a previsão da mineradora Vale que a estrutura se romperia até o último dia 25 de maio. Agora, a avaliação é de que não se pode prever a data do desprendimento. O temor é que essa ocorrência impacte na barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, que está a 1,5 km de distância, e se encontra em nível máximo de alerta de risco de rompimento.