ANM recomenda estado de alerta em barragens durante dias de chuvas intensas
Mineradoras de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás precisam fazer monitoramento diário
As empresas que possuem barragens de mineração nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás devem se manter em alerta nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas chuvas intensas com acumulações elevadas de precipitação nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.
As chuvas devem superar 10mm/dia e podem atingir com maior intensidade a região centro norte de Goiás, regiões litorâneas do Espírito Santo, região centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.
Os fiscais da ANM pedem que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas até a próxima segunda-feira (27/01) – em especial do estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto.
“Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado”, alerta o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.
Em Itabira
Em Itabira, a secretária municipal de Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, responsável pela Defesa Civil do município, afirma que a situação das barragens da Vale não causa preocupação nas autoridades locais. A cidade está em alerta por causa dos altos índices de chuvas previstos e criou até um gabinete de crise.
“Nossa preocupação não são as barragens, o que temos em nossa cidade são pontos de deslizamento de terra”, disse a secretária.