Ao completar 20 anos, Museu do Tropeiro resgata tradições com releitura da primeira marca
Aniversário do espaço será celebrado a partir de 24 de abril
O Museu do Tropeiro celebra 20 anos em 2023. A data foi completada em 29 de março e será comemorada quase um mês depois, a partir de 24 de abril, com o 2º Festival da Cultura Tropeira, em Ipoema. Também para marcar as duas décadas de atividade do equipamento turístico e cultural, a Prefeitura de Itabira resgata as tradições do Museu com uma nova logomarca, que é, na verdade, uma releitura da logo usada na época da inauguração, em 2003.
A nova logomarca foi criada pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A inspiração é a foto de um tropeiro montado sobre uma mula, que ganhou forma na logo do Museu quando o equipamento foi inaugurado. Desde então, porém, essa marca foi aplicada de várias formas, sem um padrão gráfico ou estético estabelecido.
A releitura faz pequenas adaptações na imagem original, tornando-a mais assimétrica e harmônica, além do uso de traços mais fluidos. A fonte que acompanha a logomarca levou em consideração aspectos da cultura tropeira, assim como a presença da lua cheia, outra característica do tropeirismo. Foram criadas as versões em vertical e horizontal da marca, além de um manual de uso da mesma.
“A gente volta às origens para valorizar o passado, enxergar o presente e projetar o futuro. O desenvolvimento do turismo de Itabira passa também pelo Museu do Tropeiro e toda a história que ele abriga”, diz a superintendente de Turismo de Itabira, Carolina Peixoto. “Ao mesmo tempo, a padronização e uso correto da marca do Museu é importante para o posicionamento do equipamento cultural, sobretudo na relação com as instituições e organizações que lidam com a cultura. Estamos conferindo ao Museu do Tropeiro a importância que ele tem para Itabira”, completa a gestora.
Festival da Cultura Tropeira
A segunda edição do Festival da Cultura Tropeira será realizada em Ipoema durante os dias 24 de abril e 1º de maio, com diversas atividades. A exemplo do ano passado, o evento contará com palestras, conferências, a tradicional cavalgada e shows. Duas atrações principais já foram divulgadas: o cantor e compositor Guito Show se apresenta na sexta-feira (28), na praça do distrito; já a dupla Cezar e Paulinho é a atração do sábado (29), no campo do Aliança.
Além do aniversário do Museu do Tropeiro, o Festival da Cultura Tropeira celebra o título de Itabira, conferido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) há uma década, de Capital Estadual do Tropeirismo. A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).
*Com informações da Prefeitura de Itabira