Ao menos oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná; 11 ficaram feridos

Bombeiros de Cascavel e Toledo, municípios vizinhos, foram enviadas para ajudar no socorro às vítimas. A causa do acidente ainda não foi esclarecida

Ao menos oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná; 11 ficaram feridos
Foto: Reprodução/RPC

Chegou a oito o número de pessoas que morreram em decorrência de uma explosão em um silo da cooperativa C.Vale, em Palotina, no Paraná, na tarde de quarta-feira (26), segundo o Corpo de Bombeiros da cidade. Além disso, há 11 feridos que foram levados para hospitais da região e uma vítima segue desaparecida.

Equipes dos bombeiros de Cascavel e Toledo, municípios vizinhos, foram enviadas para atuar no socorro às vítimas. A causa do acidente ainda não foi esclarecida.

Na manhã desta quinta-feira (27), atuam no local de buscas 20 bombeiros militares e outros 14 bombeiros do Grupo de Operações do Socorro Tático (GOST).

O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a nove quilômetros do centro de Palotina, numa área com vários outros silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outras duas unidades de armazenamento.

Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada. O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos. Também surgiram pequenos incêndios no próprio silo, combatidos pelos bombeiros.

Por volta das 20h dea quarta-feira, os bombeiros ainda não haviam conseguido entrar no silo destruído — como ele ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.

O que diz a C.Vale?

“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade”.

* Com Estadão Conteúdo.