Apesar de discurso de oposição, Reginaldo Calixto não confirma candidatura a prefeito de Itabira

Empresário assumiu presidência do partido Novo no município

Apesar de discurso de oposição, Reginaldo Calixto não confirma candidatura a prefeito de Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na noite desta segunda-feira (5), o ex vice-prefeito de Itabira na gestão Damon Lázaro de Sena (PV), Reginaldo Calixto, assumiu a presidência do diretório municipal do partido Novo. E apesar do discurso ter contido forte teor de oposição – mesmo sem citar o nome do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) -, Calixto não garantiu candidatura às eleições municipais do ano que vem. Estiveram no evento de ontem, realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o atual provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Márcio Labruna, e o ex diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), José Antônio Lopes.

Além de criticar as promessas impossíveis de serem cumpridas, em possível referência ao projeto do metrô prometido por Marco Antônio nas eleições 2020, Calixto também citou o subsídio concedido pela gestão municipal à Cisne – alegando que os R$ 35 milhões poderiam ser investidos em outras áreas, como a Saúde. O empresário também falou sobre a falta de ações concretas visando a diversificação econômica da cidade no cenário pós-mineração, uma das pautas mais defendidas pelo prefeito de Itabira.

Eleições

Em relação às próximas eleições, o novo presidente do partido confirmou os planos da sigla em anunciar um candidato para a disputa. Porém, foi enfático ao negar que não será este nome.

“Não (será o candidato do Novo). Na verdade estou aqui como contribuinte, com uma proposta política para a cidade, haja vista que é importante a gente ter uma política onde a administração vise uma transparência nas contas públicas e redução nas despesas para que sobre dinheiro para se investir. E eu estou aqui como um soldado, uma pessoa que sempre trabalhou na cidade de Itabira, não só na iniciativa privada, mas também em entidades filantrópicas. E estou aqui com um pouco da minha experiência para contribuir com o projeto do partido Novo na cidade”, disse.

Como parte da estratégia do Novo para as eleições, o ex vice-prefeito afirmou que Romeu Zema pretende visitar Itabira futuramente. De acordo com ele, o governador de Minas enxerga bastante potencial econômico na cidade, ainda muito dependente da mineração.

“O Zema tem uma pauta de visitas em todas as cidades possíveis que sua agenda permitir. E Itabira é uma cidade que ele mesmo me disse que tem recordes de arrecadação, uma das cidades que mais arrecada em Minas, só que Itabira é ainda muito dependente de uma única atividade. Cerca de 25 mil trabalhadores que moram em Itabira trabalham diretamente, ou indiretamente, na Vale. 15% da arrecadação é fruto da Cfem (Compensação Financeira por Exploração de Recurso Mineral). Então Itabira é uma cidade que precisa discutir a pauta da diversificação da economia em relação à mineração, mas com ações concretas. Chega de discursos, agora é preciso montar um plano de ação onde as ações concretas viabilizem a diversificação da nossa economia”, disse Reginaldo.