Apesar de protestos contra palco do Carnaval no Parque Municipal, Prefeitura de BH confirma evento no local
O Município afirmou ainda que o parque já recebe eventos como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra
Desde o anúncio de que o Palco Oficial do Carnaval de Belo Horizonte de 2024 será no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, diversas pessoas e movimentos sociais alegaram que o evento no local pode impactar negativamente a fauna e flora que habitam o parque. O palco, normalmente instalado na Praça da Estação, precisou ter endereço alterado porque a Praça da Estação passa por obras de revitalização.
Questionada sobre os questionamentos dos movimentos sociais, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que “assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local”.
O Município afirmou ainda que o parque já recebe eventos como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas que “não impactam negativamente a área”.
A ONG (Organização Não Governamental) SOS Gatinhos do Parque, que cuida de felinos que moram no Parque Municipal de BH, alega que um evento desse porte pode “devastar o ambiente, gerando grande impacto as todas formas de vida do local”. Ainda segundo a ONG, são cerca de 300 animais no parque, sendo a maioria deles idosos.
O movimento social chegou a fazer um abaixo-assinado para pedir que o Palco Oficial não seja instalado no Parque Municipal.
Leia abaixo a nota completa enviada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local.
Vale destacar que o Parque já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas que não impactam negativamente a área.
A PBH esclarece ainda que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro.
As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc).
Em relação aos cuidadores dos gatos, que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.”