Após adequações e modernização da produção, frigorífico retoma atividades em Itabira

O frigorífico está autorizado para abate de bovinos, suínos e bubalinos, com rótulos de carcaças e miúdos

Após adequações e modernização da produção, frigorífico retoma atividades em Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O Frigorífico Millenium, estabelecimento de produção de alimentos de origem animal, está totalmente regularizado e já opera normalmente em Itabira desde a última sexta-feira (31). O processo de modernização e adequação foi concluído no início do mês passado, após ações de fiscalização conduzidas pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

O frigorífico está autorizado para abate de bovinos, suínos e bubalinos, com rótulos de carcaças e miúdos. Todo o processo foi informatizado e modernizado. “Todos os animais são abatidos dentro das normas técnicas. O consórcio está em inspeção permanente e a população pode ter certeza que vai consumir o melhor produto possível, produzido de forma adequada e com inspeção rigorosa”, disse o veterinário Hilton Rodrigues, um dos proprietários do frigorífico.

“É um ganho muito grande para o município e para toda região o funcionamento deste estabelecimento de forma correta e registrada, assegurando a qualidade física, química e microbiológica dos produtos que saem daqui, que são carcaças, carnes bovinas e suínas e seus miúdos”, completa o veterinário Alexandre Lopes, do Consmepi.

Relembre

Em fevereiro, logo no início do ano legislativo, a Câmara Municipal realizou duas reuniões extraordinárias para aprovação, em caráter de urgência, do projeto de lei 77/2022, de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O texto prevê a regulamentação do Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal em Itabira.

A matéria foi aprovada pelos vereadores e, depois, sancionada por Marco Antônio Lage. Com a regulamentação, produtores rurais de Itabira poderão comercializar com qualquer localidade do Brasil, expandindo as suas possibilidades de mercado.