Após articulação nos bastidores, Carlin Filho é eleito presidente da Câmara de Itabira
O vereador terá Marcelino Freitas Guedes (PSB) como vice-presidente, junto de Dulce Citti Oliveira (PDT) e Leandro Pascoal (PSB) como primeiro e segundo secretários
Por unanimidade, os 17 vereadores da Câmara Municipal de Itabira escolheram Carlos Henrique Silva Filho (Solidariedade) como o novo presidente do Legislativo itabirano para o biênio 2025/2026. A eleição aconteceu na tarde desta quarta-feira (1), no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), durante a solenidade de posse dos políticos eleitos em Itabira.
“Carlin Sacolão Filho”, como é popularmente conhecido, terá Marcelino Freitas Guedes (PSB) como vice-presidente, junto de Dulce Citti Oliveira (PDT) e Leandro Pascoal (PSB) como primeiro e segundo secretários, respectivamente. “A composição da mesa é uma composição estratégica na qual a gente vai trazer uma nova gestão, uma gestão mais objetiva e mais eficaz em seus trabalhos“, disse o presidente da Câmara, que pela segunda vez irá “substituir” o seu pai, Carlos Henrique da Silva “Carlinhos Sacolão”, na Câmara de Itabira. “Carlin Filho” já havia cumprido mandato entre os anos de 2017 e 2020.
“Meu mandato será defendido pelos interesses da coletividade e para o crescimento e desenvolvimento do nosso município, juntamente com o nosso prefeito, Marco Antônio Lage. Estou ciente de que, na qualidade de vereador escolhido democraticamente pelo voto popular, me cabe assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara Municipal de Itabira no centro das grandes decisões em torno do cidadão que aqui vive”, afirmou.
A confirmação do novo presidente não pegou ninguém de surpresa, já que desde as eleições de 6 de outubro – quando Carlin somou 1.515 votos (2,20% da votação) – seu nome já era apontado como favorito para assumir a chefia do Legislativo. No entanto, os últimos meses foram de muita articulação e conversas nos bastidores políticos, já que outros parlamentares também desejavam ocupar o posto.
Um desses nomes foi Reinaldo Lacerda (PSB), que não se assumiu publicamente como candidato, mas tentou buscar apoio dos demais colegas para ser eleito. Nos bastidores circula que Lacerda (que em dado momento conseguiu reverter o quadro e formar maioria dos votos) desistiu de formar chapa após conversas do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que defendia a escolha por Carlin Filho.
Novo presidente já começou a trabalhar
Minutos após a sua posse, Carlin Filho já estava assinando seu primeiro documento enquanto presidente do Legislativo: uma portaria determinando ponto facultativo na Câmara nesta quinta (2) e sexta (3), retornando o expediente na próxima segunda-feira (6).
Na próxima semana também estão previstas duas reuniões extraordinárias: uma na terça-feira (7), para aprovação da licença do vereador Júlio César de Araújo “Júlio Contador” (PRD), que assumirá o cargo de secretário municipal de Fazenda; e outra reunião na quarta-feira (8), para que o suplente Juber Madeira Gomes (PRD) assuma a vaga.