Após cassação de vereadores, Câmara Municipal de BH tem dois novos parlamentares
É a segunda vez que ocorre a retotalização de votos para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
Em decisão proferida no dia 6 de março de 2024, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceram que o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) cometeu fraude à cota de gênero na disputa por cargos de vereador em Belo Horizonte nas eleições de 2020. Diante disso, os vereadores César Gordin e Wesley Moreira, do partido acusado, tiveram seus mandatos cassados.
Nesta quinta-feira (21), foi realizada a audiência de retotalização de votos ao cargo de vereador, das eleições municipais de 2020 em BH. Com o reprocessamento dos votos, Wagner Messias Silva (Preto), que concorreu pelo DEM (atual União Brasil) e Nara Lúcia de Paula Fan (Professora Nara), que concorreu pela Rede Sustentabilidade, são os novos vereadores de Belo Horizonte.
Após a proclamação do resultado da retotalização pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, o juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Jair Francisco dos Santos, diplomou os eleitos. Cabe agora à Câmara Municipal de Belo Horizonte dar posse aos novos vereadores.
Retotalização em Belo Horizonte
É a segunda vez que ocorre a retotalização de votos para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. E, novamente, em razão de anulação de votos por fraude à cota de gênero.
Em março de 2023, o TSE decidiu que o PRTB, que elegeu um vereador, fraudou a cota de gênero ao lançar quatro candidaturas falsas com o objetivo de burlar a lei. A vaga foi ocupada então por César Gordin, que concorreu pelo PROS, e que agora também perdeu o mandato.