Após denúncias de supostas irregularidades na Itaurb, Amilson Nunes é exonerado pelo prefeito Marco Antônio Lage
João Mário de Brito assume o cardo de diretor-presidente da empresa municipal
Amilson Nunes não resistiu às denúncias de possíveis irregularidades na Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e foi exonerado do cargo de diretor-presidente da instituição pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira (3) pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal. João Mário de Brito será o seu substituto.
Desde a última semana, Amilson Nunes vem lidando com as denúncias de supostas irregularidades em sua administração à frente da Itaurb. Na última segunda-feira (26 de junho), durante a reunião de comissões da Câmara de Vereadores, ele foi confrontado pelo jornalista Cosme Ferreira, que cobrou explicações sobre emissão de notas e pedidos de orçamento para a empresa pública em nome do diretor-presidente. Na ocasião, ele atribuiu o “erro” a três colaboradores da empresa.
No dia seguinte, terça-feira (27 de junho), o ex-gerente de coleta e transportes, Samuel Vitor Ferreira, compareceu à reunião ordinária do Legislativo para afirmar que Amilson tinha conhecimento dos problemas relacionados às notas fiscais e pedidos de orçamentos — e apontou outros problemas, como o uso de carros particulares, sem contrato, para serviços gerais da empresa.
Na tarde desta segunda-feira, Samuel Ferreira voltou à Câmara para apresentar documentos que podem comprovar as irregularidades na Itaurb. Foi depois dessa apresentação que começou a circular nos bastidores da política a informação de Amilson Nunes poderia deixar a direção da empresa — fato que foi confirmado somente à noite, pouco antes da 20h.
Em nota oficial, o governo Marco Antônio Lage comunicou “a nomeação de João Mário de Brito como diretor-presidente da Itaurb. Ele irá ocupar a vaga deixada por Amilson Nunes, exonerado do cargo, a quem agradecemos pelo trabalho empreendido”.
A nota, ainda, destaca que “o atual governo vem recuperando a capacidade operacional da empresa e o novo diretor-presidente terá toda a autonomia para realizar as ações que julgar necessárias na condução da empresa”.
Nas redes sociais, Amilson também se pronunciou sobre a sua saída. “Em comum acordo com o prefeito Marco Antônio Lage foi publicada minha exoneração do cargo de diretor-presidente da Itaurb. Quero agradecer à confiança em mim depositada e, principalmente, quero deixar um afetuoso abraço a toda minha equipe — dos demais diretora ao servidor mais humilde — que junto comigo deu o seu melhor para resgatar e recuperar administrativamente esta empresa”.
“Mantenho-me firme e de cabeça erguida em prol da construção de uma Itabira mais justa e solidária, que é o foco principal deste governo que apoio por total convicção pessoal e política”, finalizou Amilson Nunes.