Após forte chuva, cinco regionais de Belo Horizonte tem risco de deslizamentos e desabamentos
Nesse caso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros
Em razão do grande volume de chuvas registrado nas últimas horas em Belo Horizonte e da possibilidade de mais chuva, a Defesa Civil municipal ampliou o número de regiões em alerta para deslizamentos e desabamentos, na manhã desta quarta-feira (19). Até a manhã de ontem (18), apenas duas regionais estavam em risco geológico.
Segundo o comunicado emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte, com a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte na regional Oeste e moderado nas regionais Barreiro, Noroeste, Pampulha e Venda Nova, até o próximo domingo (23).
A regional Oeste registrou um volume de chuvas acumulado de 94mm, o que representa quase metade da chuva esperada para todo o mês.
Nesse caso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
9h25 – Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte na regional Oeste e moderado nas regionais Barreiro, Noroeste, Pampulha e Venda Nova, até o próximo domingo (23). pic.twitter.com/DlDq08oFTt
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) March 19, 2025
Previsão do tempo
Nesta quarta-feira (19), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuvas, raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 19 °C, a máxima estimada é de 28 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 60% à tarde.
A Defesa Civil emitiu alerta na manhã de hoje (19) para possibilidade de pancadas de chuva (40 a 60 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de quinta-feira (20).