Após manifestação ser organizada, Anglo marca reunião com populares e volta a afirmar preferência por mão de obra local

Segundo a companhia, dos 360 profissionais já contratados para a Etapa 3, 257 deles são de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro

Após manifestação ser organizada, Anglo marca reunião com populares e volta a afirmar preferência por mão de obra local
Reunião realizada hoje com a mineradora. Foto: Rômulo Berbet Diniz

A Anglo American enviou a DeFato Online na noite de hoje, 9 de março, um novo comunicado em que reafirma seu “compromisso de priorizar a contratação de mão de obra local” para os postos de trabalho da Etapa 3 do Sistema Minas-Rio. Após a obtenção das Licenças Prévia e de Instalação (LP+LI) para o empreendimento minerário em janeiro, as terceirizadas da empresa começaram a chamar pessoal para trabalhar no mês passado. Segundo a Anglo, 360 profissionais já foram empregados. “Desse total, 257 deles são de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro”, reforça a mineradora.

Conforme divulgado por DeFato nessa quinta-feira, 8, um grupo, liderado por três mulheres do município agendou uma manifestação para chamar a atenção da mineradora e terceirizadas na madrugada de segunda-feira, 12. O objetivo do grupo é fechar a MG-010, de acesso à portaria da companhia, a partir de 4h da madrugada, para reivindicar trabalho à população desempregada da cidade.

Uma das organizadoras do movimento, Rejane Pereira disse à reportagem de DeFato que a Anglo convocou o grupo para uma reunião ainda hoje. Conforme cita, foi prometida a criação de um grupo de trabalho para dar atenção ao assunto. Por ora, os manifestantes afirmam que manterão a agenda “até que algo concreto seja apresentado”.

Números

Ainda sobre as contratações, a Anglo American esclarece que o Minas-Rio já conta com 1.535 empregados das quatro cidades – Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro -, sendo 466 próprios e 1.067 terceirizados. “Para a Etapa 3 do Minas-Rio, a previsão é de que cerca de 800 postos de trabalho terceirizados sejam criados no pico das obras, e que cerca de 100 empregos próprios permanentes sejam gerados quando entrar na fase de operação”, continua o comunicado.

Dentre as vagas futuras, a empresa informa que as funções que serão mais demandadas são de motorista, operador, lubrificador, pedreiro e auxiliar de serviços gerais. “Outras 76 pessoas já estão em processo seletivo, sendo a maior parte deles de Conceição do Mato Dentro”.

Como é feita a contratação de mão de obra local?

A Anglo reitera que faz atendimento presencial para contratar gente das cidades que estão no mapa do Minas-Rio. “No dia 8 de março, por exemplo, foi a vez do distrito de São Sebastião do Bom Sucesso, em Conceição do Mato Dentro. Estão em processo seletivo 20 profissionais entre o total de 53 candidatos atendidos na oportunidade. O próximo atendimento será em Itapanhoacanga, Alvorada de Minas, na terça-feira, dia 13, a partir de 10h. Na quarta-feira, dia 14, será a vez de Dom Joaquim, também às 10h. Os locais de atendimento ainda serão definidos nas duas localidades”, detalhou a mineradora, por meio de sua assessoria de imprensa.

Onde ir?

A equipe de recursos humanos da Anglo American estabeleceu uma rotina de atendimento presencial nas cidades, quando são oferecidas dicas para formatação e cadastro de currículos e outras orientações para os candidatos. Os atendimentos são em dias e horários específicos do mês, e restritas a quem mora nas cidades de abrangência.

Em Conceição do Mato Dentro, o atendimento ocorre no Centro Vocacional Tecnológico, na avenida JK, 680, Centro, às terças-feiras, na 1ª e 3ª semanas do mês, das 9h30 às 15h.

Já em Alvorada de Minas, a população é recebida na Secretaria de Cultura – rua Pio XII, 14, Centro, às quartas-feiras da 2ª semana do mês, das 9h30 às 15h.

Finalmente, em Dom Joaquim o contato é no Sindicato dos Produtores Rurais, na rua Sebastião Almeida Costa, 3, Centro, toda última quarta-feira do mês, das 9h30 às 15h.

Desafio

A Anglo também comentou sobre a dificuldade de encontrar mão de obra especializada, haja vista que os municípios do Minas-Rio não tinham tradição de grandes empresas de mineração. Para tentar reverter o quadro, a empresa fez parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Essa parceria já formou 631 profissionais, sendo que 523 foram contratados para trabalhar na Anglo American. Além disso, em novembro e dezembro de 2017, 501 moradores de Conceição do Mato Dentro participaram dos cursos de curta duração da Escola Móvel do Senai, que a Anglo American levou para a cidade em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal. Foram 13 cursos”.