Após novas mudanças de secretários municipais, Neidson Freitas afirma: “a Prefeitura de Itabira não funciona”

As declarações foram dadas durante a reunião da Câmara Municipal desta terça-feira

Após novas mudanças de secretários municipais, Neidson Freitas afirma: “a Prefeitura de Itabira não funciona”
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Uma semana após condenar as constantes mudanças de secretários municipais, o vereador Neidson Dias Freitas (MDB) voltou a criticar a gestão Marco Antônio Lage (PSB). As declarações do emedebista, na tarde desta terça-feira (21), durante a reunião da Câmara Municipal, aconteceram depois que a Prefeitura de Itabira anunciou mais duas mudanças no primeiro escalão: com Flávio Pena sendo realocado na Secretaria de Planejamento; e Vinicius Oliveira passando a responder pelo Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.

“Não tem como algo dar certo. É impossível um administrador, um prefeito organizar uma equipe de trabalho com tanta desordem. No terceiro ano não consegue sequer montar uma equipe de governo. Então o troca-troca continuou. Foram mais dois anunciados no no diário oficial e o prefeito até agora não veio a público dar uma satisfação para a população itabirana. Como que ele pretende chegar até o final do seu mandato sem se quer ter uma equipe de governo?”, disparou Neidson Freitas.

As críticas não pararam por aí. Em menção a um discurso de Bernardo de Souza Rosa (Avante) com cobranças aos comissionados do Executivo, e que havia sido proferido momentos antes, Neidson Freitas afirmou que a administração municipal não se relaciona com os vereadores. “Ouvimos do colega Bernardo [Rosa], aqui mesmo [na reunião da Câmara], que secretários não atendem, não respondem e não dão respostas para esta Casa — e também não dão resposta para o povo. O prefeito quer falar só aquilo que serve para o marketing dele, para propaganda porque ele é um candidato [à reeleição]”, pontuou.

O emedebista também comentou sobre o anúncio precoce de Marco Antônio Lage sobre a sua candidatura à reeleição, na última quarta-feira (15). Ele também criticou o programa Orçamento Participativo, divulgado pela Prefeitura na semana passada, e o classificou como “eleitoreiro”. “Está claro para a população que a Prefeitura não funciona. É impossível alguém, um líder político, um prefeito ter o devido respeito de uma equipe de servidores onde os cargos de comando são substituídos mensalmente”, disse. “Ele tem coragem de falar de orçamento participativo? Mais uma manobra eleitoreira pra fazer propaganda nos bairros. É trampolim político”, concluiu.

No momento das falas de Neidson Freitas, o plenário do Legislativo contava com apenas outros sete vereadores: Bernardo de Sousa Rosa (Avante), Carlos Henrique de Oliveira (PSB), Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) e Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB).

Desses sete, ao menos quatro mantém relações próximas com o governo Marco Antônio Lage — Bernardo Rosa, Carlos Henrique, Júlio Contador e Reinaldo Lacerda. Porém, assim como aconteceu em reuniões passadas, nenhum deles se manifestou em relação às críticas de Neidson Freitas.

Críticas antigas

Na última semana, Neidson Freitas já havia critica o retorno do Orçamento Participativo e defendeu a criação do orçamento impositivo — cuja proposta foi derrubada pela Câmara de Itabira nos dois últimos anos. Na ocasião, as falas do emedebista incomodaram o secretário de Administração, Gabriel Quintão, que divulgou vídeo nas redes sociais criticando o parlamentar.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira desta terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Quer acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as sessões do Legislativo. Para assistir basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.