Árbitros itabiranos passarão por “reciclagem” com juízes da FMF e CBF para apitar no Amador 2024; saiba mais

No ano passado a arbitragem municipal causou polêmica, virou alvo de violência em campo e chegou a abandonar a competição

Árbitros itabiranos passarão por “reciclagem” com juízes da FMF e CBF para apitar no Amador 2024; saiba mais
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) apresentou ontem (19), durante uma reunião com dirigentes de clubes, os primeiros detalhes do Campeonato Itabirano de Futebol Amador 2024. Com seis categorias e pelo menos 15 equipes interessadas nas disputas, o torneio deste ano terá algumas novidades, entre elas, o retorno dos árbitros itabiranos no comando dos jogos. 

No ano passado a arbitragem municipal causou polêmica, virou alvo de violência em campo e chegou a abandonar a competição, fazendo com que fosse necessária a vinda de árbitros de outras cidades – situação que chegou a custar 40% mais caro aos cofres da entidade. 

Para voltar com a arbitragem de Itabira, a LIFA exigirá que os árbitros façam um curso de reciclagem oferecido pela própria instituição em parceria com uma empresa. Árbitros filiados à Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverão acompanhar todo o processo, fornecendo um certificado aos aprovados. A expectativa é de que 25 árbitros (as) participem do curso, custeando apenas as taxas de inscrição. 

A vinda da arbitragem oriunda de outras cidades só ocorrerá caso o número de itabiranos aprovados na reciclagem fique abaixo do necessário. O curso também será realizado pela LIFA em 2025.

Outra novidade para este ano será a implementação de um sistema online para inserção das fichas de cada clube, informações dos atletas, súmulas e outros dados, como tabela, artilharia, cartões, e etc. “A informática está aí, a pessoa tem que se adaptar, não justifica a pessoa pegar a ficha com retrato igual antigamente, não existe isso mais, hoje tudo é informática”, afirmou o presidente em exercício da LIFA, José Antônio Pinto Fernandes “Dorré”. Ele também explicou que todos os sorteios serão realizados na plataforma e que a LIFA oferecerá suporte aos clubes com dificuldade de acesso ao sistema. 

Saiba mais sobre o Amador 2024

15 equipes manifestaram interesse em participar das seis categorias do Amador, sendo elas: Bela Vista, Campestre, CSU, Grêmio, Ivipa, Manganês, Palmeirinha, River, Santa Maria, Santa Ruth, São Cristóvão, São Lourenço, Triângulo, União e Villa Nova. A expectativa é de que a temporada seja iniciada com a disputa do “Cinquentão”, pré-agendada para 7 de julho. 

Uma nova reunião, marcada para a próxima quarta-feira (26), definirá os últimos detalhes da categoria, como por exemplo, a quantidade de clubes participantes. A expectativa era de que seis times estivessem na disputa, mas pelo menos outras duas equipes já manifestaram interesse em participar do certame.

“Vamos iniciar com o cinquentão, encaminhado para dia 7 de julho. Depois, vamos ter o sub-20 e o máster. No decorrer do tempo, o feminino vai entrar, temos o distrital também. Quer dizer, a tarefa é muito grande para pouco tempo”, afirmou Dorré.

Confira as categorias e possíveis datas:

“Cinquentão” – Poderá ser disputado por até oito equipes, divididos em duas chaves com 4 atletas – Jogarão dentro das chaves, ficando classificadas as duas melhores de cada chave, que jogarão as Fases Semifinal e Final. – Jogos aos domingos pela manhã.

Datas: 07/07 – 14/07 – 21/07- 28/07 – 04/08.

Sub 20 – Limite de dez equipes, divididas em duas chaves com 5 em cada. Jogando dentro das chaves, ficando classificadas as duas melhores de cada chave, que jogarão as partidas Semifinais e Final.

Datas: 11/08 – 18/08 – 25/08- 01/09 – 08/09 – 15/09 – 22/09.

Máster – Acompanhando o Sub 20, também com limite de dez equipes, divididas em duas chaves com 5 em cada. Jogarão dentro das chaves, ficando classificadas as duas melhores de cada chave, que jogarão as partidas Semifinal e final.

Datas: 11/08 – 18/08 – 25/08- 01/09 – 08/09 – 15/09 – 22/09.

  • Os jogos Sub 20 e Máster serão disputados aos domingos pela manhã.

Amador Principal – Programado para ser disputado por quatorze equipes, que serão divididos em duas chaves com 7. Jogarão dentro das chaves, ficando classificadas as quatro melhores. Jogarão as fases de quartas de finais, semifinais e final.

Datas: 29/09 – 06/10 – 20/10 – 27/10 – 09/11 – 10/11 – 17/11 – 24/11 – 01/12 – 08/12.

Feminino – Serão até seis equipes, em chave única, jogando dentro da chave, todos contra todos. Os dois primeiros colocados jogarão a partida Final. Os jogos serão disputados aos sábados.

Datas: 24/08 – 31/08 – 07/09 – 14/09 – 21/09 – 28/09 – 06/10.

Distrital – Serão até seis equipes que jogarão dentro de chave única. As duas melhores colocadas jogarão a partida final.

 

Galeria de Fotos