ArcelorMittal inicia projeto Acordes em escola monlevadense

Projeto Arcodes leva música à escola

ArcelorMittal inicia projeto Acordes em escola monlevadense
A ArcelorMittal e a Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade formalizaram na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, parceria para início das atividades do projeto “Acordes” na Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip). Participaram do evento representantes da ArcelorMittal Monlevade, da Fundação ArcelorMittal Brasil, Secretaria Municipal de Educação, além de diretores, professores e alunos da escola.
 
O projeto “Acordes” é uma continuação do projeto “A Música Venceu”, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, e que foi trazido a Monlevade e implantado no ano passado na Emip por meio da Fundação ArcelorMittal Brasil. Trata-se da inserção da música nas atividades dos alunos com aptidão para a arte, através de aulas de violino e flauta. Duas professoras contratadas pela empresa são as responsáveis pelas aulas.
 
A continuidade do projeto, agora com outro nome, foi possível graças aos excelentes resultados que os alunos que participaram em 2010 obtiveram, chegando inclusive a realizar apresentações fora da escola. Durante o evento, o especialista em Comunicação da ArcelorMittal Monlevade, João Carlos de Oliveira Guimarães, disse que os planos para o projeto na Emip são promissores. “Hoje o projeto continua e vai durar por muitos anos aqui na escola, pois estamos garantindo a continuidade dele. E a nossa idéia é que seja formada na Emip, dentro do projeto Acordes, uma mini-orquestra”, disse.
 
Além dos instrumentos disponibilizados pela empresa em 2010, foram entregues hoje na Emip pela Fundação ArcelorMittal Brasil mais 16 violinos e 15 flautas, o que permitirá a ampliação das turmas.
 
A diretora da Emip, Mônica Faria da Silva Parente, destacou a importância da parceria. “Pelos projetos que partcipamos, percebemos o compromisso que a ArcelorMittal tem com a Educação no município. Temos que agradecer a participação e a confiança em continuar com o projeto”, disse. Já o secretário Municipal de Educação, Fabrício Nereu Ramos, elogiou o empenho da escola em contribuir para que o projeto dê certo – “Eu tenho a convicção de que daqui sairão grandes músicos e a certeza de que parcerias como essas trazem grandes resultados para o município. Gostaria de destacar também o grande empenho da escola no desenvolvimento das atividades”.