Arsae diz que Copasa deve indenizar 900 famílias de Conceição do Mato Dentro

Segundo a agência, a tarifa de esgoto foi cobrada indevidamente de usuários por quase quatro anos

Arsae diz que Copasa deve indenizar 900 famílias de Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro está entre as cidades que irão compor o corredor turístico – Foto: Arquivo/DeFato

A Copasa deve devolver em torno de R$ 800 mil a moradores de Conceição do Mato Dentro. Isso porque 900 residências da cidade sofreram cobranças indevidas na conta de água e esgoto, no período entre janeiro de 2017 e agosto de 2020.

A afirmação é da Arsae (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). O órgão abriu procedimento administrativo para apurar cobranças indevidas e concluiu que a Copasa deve indenizar moradores.

Segundo a Arsae, a Copasa não prestou, de forma efetiva, o serviço de tratamento de esgoto, cobrado nas faturas por quase quatro anos. “E tendo em vista os elementos do processo administrativo, ficam acatadas as recomendações da área técnica para determinar a aplicação de devolução, por valor igual ao dobro, do que foi pago em excesso aos usuários”, diz Antônio Claret, diretor-geral da Arsae.

A Copasa ainda pode recorrer da decisão em um prazo de 15 dias, contados a partir de 24 de fevereiro. DeFato procurou a Assessoria de Imprensa da Copasa, em Belo Horizonte, e um posicionamento é aguardado.

Ressarcimento

Quanto ao período para iniciar o ressarcimento aos usuários, Felipe Aprígio, analista fiscal da Arsae, esclarece que o prazo varia de acordo com o saldo em aberto de cada usuário e os valores futuros de consumo.

“Isso porque o ressarcimento ocorre com um desconto no valor integral da fatura até que se atinja o montante estipulado pela Agência. Assim, quanto menor o saldo a devolver e maior o consumo do usuário, mais rápido será a devolução. O contrário também se aplica. Caso o usuário prefira, ou caso não seja mais possível o ressarcimento via fatura, também é possível entrar em contato com o prestador para recebimento integral do valor”, detalhou o analista.